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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34838
Tipo: | Dissertação |
Título: | Experimento para determinação da precisão e variabilidade dos métodos pegging |
Título em inglês: | Experiment to determine the precision and variability of pegging methods |
Autor(es): | Silva, Jackson Henrique Braga da |
Orientador: | Bueno, André Valente |
Palavras-chave: | Engenharia mecânica;Motores de combustão interna;Cilindros;Measurement of pressure;Methods peggings;Piezoelectric transducer |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SILVA, Jackson Henrique Braga da. Experimento para determinação da precisão e variabilidade dos métodos pegging. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | A medição de pressão no cilindro de combustão tem sido uma ferramenta fundamental para pesquisa e desenvolvimento na área de motores de combustão interna desde o estabelecimento da indústria automotiva. Muitos parâmetros utilizados para análise e desenvolvimento nessa área se baseiam em valores de pressão medidos no cilindro, durante a queima do combustível. Parâmetros relevantes de desempenho, como o trabalho realizado, a Pressão Média Efetiva (PME) e o perfil de liberação de energia dependem de valores absolutos e precisos da pressão no cilindro. Logo, a qualidade dessas análises está diretamente relacionada à exatidão e precisão dos valores obtidos para a pressão durante o processo em estudo. Atualmente, algumas das metodologias para medição da pressão no cilindro durante a combustão utilizam-se de transdutores piezoelétricos por diversas características que os tornam adequados ao processo, como ótimo tempo de resposta, alta resistência mecânica, pequeno tamanho que facilita a montagem em sistemas complexos, entre outras. Esse tipo de transdutor apresenta características, como sua propriedade inerente de fornecer um sinal de resposta que varia em função da variação do estímulo de entrada, ou seja, a resposta do transdutor é uma diferencial de pressão em relação ao tempo, que torna necessária a utilização de métodos específicos para a determinação de uma pressão inicial de referência para o tratamento dos dados e obtenção dos valores de pressão absoluta. Na literatura, existem diversos métodos indicados para a determinação dessa pressão de referência, como os métodos de referência pelo coletor de admissão, pelo coletor de escape e por coeficientes politrópicos. Neste trabalho, realizou-se uma análise da precisão e exatidão dos métodos citados por comparação com um procedimento de referência pelo cárter, assumido como referência, que se baseia apenas em medições reais da pressão, identificando a melhor opção entre os métodos analisados e suas limitações. Concluiu-se que o método de referência pelo coletor de admissão foi o mais preciso e o menos exato, já o método de referência por coeficientes politrópicos foi o mais exato e o menos preciso. |
Abstract: | In-cylinder pressure measurements have been a fundamental tool for engine research and development since the establishment of the automotive industry. Many parameters used for analysis and development in this area are based on measured pressure values in the combustion cylinder during the burning of the fuel. Relevant performance parameters such as work done, MEP and energy release profile depend on absolute and precise cylinder pressure values. Therefore, the quality of these analyses is directly related to the accuracy and precision of the values obtained for the pressure during the process under study. Currently, some of the methodologies for measuring the pressure in the cylinder during combustion use piezoelectric transducers due to several characteristics that make them suitable for the process, such as high response time, high mechanical strength, small size that facilitates the assembly in complex systems, among others. This type of transducer has characteristics, as its inherent property of providing a response signal that varies as a function of input stimulus variation, so the transducer response is a pressure differential with respect to time, which makes it necessary to use specific methods for the determination of an initial pressure dereference for the treatment of the data and obtaining the values of absolute pressure. In the literature, there are several methods indicated for the determination of this reference pressure, such as reference methods by the intake manifold, the exhaust manifold and the politropic coefficients. In this work, an analysis of the precision and accuracy of the cited methods was carried out by comparison with a reference procedure by the crankcase, assumed as reference, which is based only on actual pressure measurements, identifying the best option between theanalyzed methods and their limitations. It was concluded that the reference method by the intake manifold was the most precise and the least accurate, since the reference method by polytropic coefficients was the most accurate and the least precise. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34838 |
Aparece nas coleções: | DEME - Dissertações defendidas na UFC |
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