Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souto, Rafaella Queiroga | - |
dc.contributor.author | Linhares, Francisca Marcia Pereira | - |
dc.contributor.author | Canêjo, Maria Isabelly de Melo | - |
dc.contributor.author | Tourinho, Francis Solange Vieira | - |
dc.contributor.author | Cordeiro, Renata Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | Pluye, Pierre | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-16T17:35:32Z | - |
dc.date.available | 2018-08-16T17:35:32Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUTO, R. Q. et al. Metodologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de discentes de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3408, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6783 (On line) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34829 | - |
dc.description.abstract | Objective: to evaluate the teaching-learning methodologies adopted by teachers of a Nursing course from the perspective of students. Methods: research with mixed methods of the convergent type. This is an excerpt of a comprehensive project of evaluation a program, using the Context, Input, Process, and Product evaluation model. Quantitative data (cross-sectional study with secondary data) and qualitative data were collected concomitantly and then triangulated. Results: regarding the teaching methodologies adopted by teachers, the participating students reported greater use of expository and dialogic classes, 161 (67.6%), among teachers of the basic subjects; and non-dialogic expository classes, 226 (92.6%), by teachers of specific subjects of the nursing area. Traditional teaching and traditional assessment methodologies predominated in all courses. Conclusion: the participating students considered predominantly traditional methodologies and wanted to experience active methods, highlighting the need for interdisciplinarity and greater teaching-service-community integration. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rev Rene | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em Avaliação de Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Metodologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de discentes de enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: avaliar as metodologias de ensino-aprendizagem adotadas por docentes de um curso de Enfermagem, sob a perspectiva discente. Métodos: pesquisa com métodos mistos do tipo convergente. Recorte de projeto amplo de avaliação de programa, com uso do modelo Contexto, Insumos, Processo e Produto. Dados quantitativos (estudo transversal com dados secundários) e qualitativos coletados concomitantes e, posteriormente, triangulados. Resultados: sobre as metodologias de ensino adotadas por docentes, os discentes participantes referiram maior utilização de aulas expositivas e dialogadas, 161 (67,6%), entre professores das disciplinas básicas; e de aulas expositivas e não dialogadas, 226 (92,6%), por docentes de disciplinas específicas da enfermagem. Em todas as disciplinas, predominaram metodologias tradicionais de ensino e avaliação. Conclusão: os discentes participantes consideraram as metodologias predominantemente tradicionais e desejaram vivenciar métodos ativos, destacando a necessidade da interdisciplinaridade e maior integração ensino-serviço-comunidade. | pt_BR |
dc.title.en | Teaching-learning methodologies from the perspective of nursing students | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rqsouto.pdf | 219,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.