Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouto, Rafaella Queiroga-
dc.contributor.authorLinhares, Francisca Marcia Pereira-
dc.contributor.authorCanêjo, Maria Isabelly de Melo-
dc.contributor.authorTourinho, Francis Solange Vieira-
dc.contributor.authorCordeiro, Renata Cavalcanti-
dc.contributor.authorPluye, Pierre-
dc.date.accessioned2018-08-16T17:35:32Z-
dc.date.available2018-08-16T17:35:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUTO, R. Q. et al. Metodologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de discentes de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3408, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34829-
dc.description.abstractObjective: to evaluate the teaching-learning methodologies adopted by teachers of a Nursing course from the perspective of students. Methods: research with mixed methods of the convergent type. This is an excerpt of a comprehensive project of evaluation a program, using the Context, Input, Process, and Product evaluation model. Quantitative data (cross-sectional study with secondary data) and qualitative data were collected concomitantly and then triangulated. Results: regarding the teaching methodologies adopted by teachers, the participating students reported greater use of expository and dialogic classes, 161 (67.6%), among teachers of the basic subjects; and non-dialogic expository classes, 226 (92.6%), by teachers of specific subjects of the nursing area. Traditional teaching and traditional assessment methodologies predominated in all courses. Conclusion: the participating students considered predominantly traditional methodologies and wanted to experience active methods, highlighting the need for interdisciplinarity and greater teaching-service-community integration.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPesquisa em Avaliação de Enfermagempt_BR
dc.titleMetodologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de discentes de enfermagempt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar as metodologias de ensino-aprendizagem adotadas por docentes de um curso de Enfermagem, sob a perspectiva discente. Métodos: pesquisa com métodos mistos do tipo convergente. Recorte de projeto amplo de avaliação de programa, com uso do modelo Contexto, Insumos, Processo e Produto. Dados quantitativos (estudo transversal com dados secundários) e qualitativos coletados concomitantes e, posteriormente, triangulados. Resultados: sobre as metodologias de ensino adotadas por docentes, os discentes participantes referiram maior utilização de aulas expositivas e dialogadas, 161 (67,6%), entre professores das disciplinas básicas; e de aulas expositivas e não dialogadas, 226 (92,6%), por docentes de disciplinas específicas da enfermagem. Em todas as disciplinas, predominaram metodologias tradicionais de ensino e avaliação. Conclusão: os discentes participantes consideraram as metodologias predominantemente tradicionais e desejaram vivenciar métodos ativos, destacando a necessidade da interdisciplinaridade e maior integração ensino-serviço-comunidade.pt_BR
dc.title.enTeaching-learning methodologies from the perspective of nursing studentspt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_rqsouto.pdf219,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.