Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34829
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Metodologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de discentes de enfermagem
Título em inglês: Teaching-learning methodologies from the perspective of nursing students
Autor(es): Souto, Rafaella Queiroga
Linhares, Francisca Marcia Pereira
Canêjo, Maria Isabelly de Melo
Tourinho, Francis Solange Vieira
Cordeiro, Renata Cavalcanti
Pluye, Pierre
Palavras-chave: Docentes;Enfermagem;Metodologia;Pesquisa em Avaliação de Enfermagem
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: SOUTO, R. Q. et al. Metodologias de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de discentes de enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3408, 2018.
Resumo: Objetivo: avaliar as metodologias de ensino-aprendizagem adotadas por docentes de um curso de Enfermagem, sob a perspectiva discente. Métodos: pesquisa com métodos mistos do tipo convergente. Recorte de projeto amplo de avaliação de programa, com uso do modelo Contexto, Insumos, Processo e Produto. Dados quantitativos (estudo transversal com dados secundários) e qualitativos coletados concomitantes e, posteriormente, triangulados. Resultados: sobre as metodologias de ensino adotadas por docentes, os discentes participantes referiram maior utilização de aulas expositivas e dialogadas, 161 (67,6%), entre professores das disciplinas básicas; e de aulas expositivas e não dialogadas, 226 (92,6%), por docentes de disciplinas específicas da enfermagem. Em todas as disciplinas, predominaram metodologias tradicionais de ensino e avaliação. Conclusão: os discentes participantes consideraram as metodologias predominantemente tradicionais e desejaram vivenciar métodos ativos, destacando a necessidade da interdisciplinaridade e maior integração ensino-serviço-comunidade.
Abstract: Objective: to evaluate the teaching-learning methodologies adopted by teachers of a Nursing course from the perspective of students. Methods: research with mixed methods of the convergent type. This is an excerpt of a comprehensive project of evaluation a program, using the Context, Input, Process, and Product evaluation model. Quantitative data (cross-sectional study with secondary data) and qualitative data were collected concomitantly and then triangulated. Results: regarding the teaching methodologies adopted by teachers, the participating students reported greater use of expository and dialogic classes, 161 (67.6%), among teachers of the basic subjects; and non-dialogic expository classes, 226 (92.6%), by teachers of specific subjects of the nursing area. Traditional teaching and traditional assessment methodologies predominated in all courses. Conclusion: the participating students considered predominantly traditional methodologies and wanted to experience active methods, highlighting the need for interdisciplinarity and greater teaching-service-community integration.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34829
ISSN: 2175-6783 (On line)
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_rqsouto.pdf219,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.