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dc.contributor.advisorFigueiredo, João Batista de Albuquerque-
dc.contributor.authorOlinda, Sahmaroni Rodrigues de-
dc.date.accessioned2012-07-24T12:27:38Z-
dc.date.available2012-07-24T12:27:38Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationOLINDA, Sahmaroni Rodrigues. Aobrigo ou de como abrigar e obrigar brincam de amarelinha nas relações entre educadore(a)s sociais e meninas em um abrigo de Fortaleza. 2011. 191f. – Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3476-
dc.description.abstractThis text designs the process of my Master Course research and aims at reaching, from the relationship between social educators and adolescent girls at a shelter in Fortaleza, the possible changes which those characters perceive about themselves while in touch at the social shelter. From this viewpoint, I could figure out the characteristics of: the girls sent to shelter institutions; the different discourse practices that institute this “protection place” according to the ECA; the girls considered in “vulnerability situation” and the social educators whom the girls share the shelter with. From the dialogue between authors such as Paulo Freire, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Loïc Wacquant, João Figueiredo, Leonardo Boff among other discontent thinkers, I tried to understand at what proportion the official protection reveals to be at the same time protection and punition and also question whether this protection is upon the girls or the state itself. I made use of an ethnographical methodology through the following techniques: open interview, participant observation, documental research, and data analysis from the perspective of the French Discourse Analysis (A.D.), pointing out authors like Michel Foucault and Dominique Maingueneau. This way, from some generate-words like adolescence/adolescent, shelter, vulnerability and social educator, I tried to decompose the structure of the social shelters as a place to give shelter and protection in order to understand the parallel movement of obligation and punition that institute different political practicespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducaão em Periferias Urbanaspt_BR
dc.subjectAbrigopt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectRelação Educativa/Socialpt_BR
dc.subjectEducador Socialpt_BR
dc.subjectAdolescente/Adolescênciapt_BR
dc.subjectAdolescentes(Meninas) - Assistência em instituições - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEducação não-formal - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectAbrigos para jovens - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectShelterpt_BR
dc.subjectVulnerabilitypt_BR
dc.subjectEducation/Social Relationpt_BR
dc.subjectSocial Educatorpt_BR
dc.subjectAdolescence/Adolescentpt_BR
dc.titleAobrigo ou de como Abrigar e Obrigar Brincam de Amarelinha nas Relações entre Educadore(a)s Sociais e Meninas em um Abrigo de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste texto é o processo de minha pesquisa de Mestrado e tem como objetivo apreender, a partir da relação entre educadores sociais, adolescentes-meninas em um abrigo de Fortaleza, as possíveis mudanças que estes personagens percebem em si quando de seu encontro no ambi-ente abrigo. A partir deste objetivo, pude perceber: as diferentes práticas discursivas que instituem este “espaço de proteção” conforme dita o ECA; quem são as meninas ditas em “situação de vulnerabilidade” e quem são estes educadores sociais que com elas convivem nesta instituição. A partir do diálogo com autores e autoras como Paulo Freire, Giorgio Agamben, João Figueiredo, Michel Foucault, Loïc Wacquant, Leonardo Boff dentre outr@s descontentes com o atual estado de coisas que rege nosso existir social e nos transforma em vida nua, matável, busquei “escovar a contrapelo” no intuito de perceber de que forma a medida dita de proteção é ao mesmo tempo proteção e punição, ou indagar a quem realmente ela protege se às meninas-adolescentes ou ao estado de coisas atual. Utilizei-me de uma metodologia de cunho etnográfico tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevista aberta, observação participante, pesquisa documental e para análise de dados coletados, utilizei-me da Análise de Discurso francesa, destacando autores como Michel Foucault e Dominique Maingueneau. Dessa forma, partindo de algumas palavras-geradoras como adolescência/adolescente, abrigo, vulnerabilidade, educador social, fui descompondo a partitura que põe o abrigo como movimento de abrigar, acolher, de modo a perceber o movimento paralelo de obrigar que compõe práticas macro e micro-sociais instituidoras do abrigopt_BR
dc.title.enAobrigo or How to Hold and Force Play Hopscotch in the Relations Between Educadore (A) S Social and Girls in a Shelter in Fortalezapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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