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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Moraes, Vera Lúcia Albuquerque de | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Vânia Maria Castelo | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-24T11:41:28Z | - |
dc.date.available | 2012-07-24T11:41:28Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Vânia Maria Castelo. A literatura de Clarice Lispector para criança: um convite á infância. 2008. 122f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3471 | - |
dc.description.abstract | The Children's Literature, which is known nowadays, is a result of a long process of changes, adaptations, creations, innovations, advances and even withdrawal which involved several narratives and which defined for a long time the texts that were selected and dedicated to children. In such processes, the imaginary has always been present, even though the western society would give more importance to reason, which influenced the literary productions for kids. We aim with this work to bring to reflexion, based on historical contextualization of literature for kids, the work that Clarice Lispector dedicated to children, associating her writings to the imaginary of Gaston Bachelard, the idea of day-dreaming and poetic image which is materialized through the literary language. Analyzing the Lispector's books for kids, with emphasis on O mistério do coelho pensante and Quase de verdade, highlighting the aesthetic and imaginary elements which form the claricean narrative and which contribute with a new writing style of the short story for kids, in Brazil after Monteiro Lobato. We have tried to present Lispector's language as an instrument of reflexion and desautomatization of the language, the perceptions of the reader, and as a symbol of infanthood which is constantly amazed with life, finding, this way, a literature for kids which does not work as an ideological disseminating, disciplinarian, moralist or inhibiting of the child, but a literature which expresses, through poetical images, of an infanthood which goes beyond a true fact or a lie | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Clarice Lispector | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Clarice Lispector | pt_BR |
dc.subject | Children's Literature | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.subject | Infanthood | pt_BR |
dc.title | A Literatura de Clarice Lispector para Criança: Um Convite á Infância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A literatura para a infância, que se conhece atualmente, é fruto de um longo processo de mudanças, adaptações, criações, inovações, avanços e até retrocessos que envolveram várias narrativas e que definiram durante muito tempo os textos selecionados e dedicados às crianças. Nesse processo, o imaginário sempre esteve presente, embora a sociedade ocidental valorizasse mais a razão, o que influenciou também na produção literária infantil. Propusemo-nos trazer à reflexão, baseando-nos na contextualização histórica da literatura infantil, a obra que Clarice Lispector dedicou às crianças, associando sua escrita ao imaginário de Gaston Bachelard, à idéia de devaneio e imagem poética que se materializa através da linguagem literária. Analisamos os livros infantis de Lispector, com ênfase em O mistério do coelho pensante e Quase de verdade, ressaltando elementos estéticos e imaginários que formaram a narrativa clariceana e que contribuíram para uma nova escrita do conto para crianças, no Brasil, depois de Monteiro Lobato. Procuramos apresentar a linguagem dessa autora, como instrumento de reflexão e desautomatização da língua, das percepções do leitor, e como símbolo da infância que está em permanente maravilhamento com a vida, encontrando, assim, uma literatura infantil que não traz a função de disseminadora ideológica, disciplinadora, moralista ou inibidora da criança, mas uma literatura que expressa, através de imagens poéticas, sensações de uma infância que vai além de uma verdade ou mentira | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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