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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Jefferson de Carvalho-
dc.contributor.authorCOSTA, David dos Santos da-
dc.date.accessioned2018-08-09T21:07:05Z-
dc.date.available2018-08-09T21:07:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA, David dos Santos da. Como estão sendo avaliados os softwares educativos para o ensino da matemática: uma revisão sistemática da literatura. 2018. 77 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34712-
dc.description.abstractThe use of Educational Software (SEs) has been growing considerably each year. With the evolution of programming languages and hardware, we have built robust and increasingly sophisticated systems with numerous resources that can be used at different times by the teacher in the classroom or in other environments chosen by him to foster learning from the students. One of the difficulties that arises with the use of softwares in teaching and learning is how to evaluate if the student is learning in a satisfactory way due to the use of Educational Software. In other words, it is questioned whether the Educational Software used has improved students' learning or is just another tool with no additional value. At the same time, the need for a more rigid evaluation of Educational Software is perceived in order to support the teacher in his choice and application in his classes. In order to develop quality educational software for education, it is necessary to know both the technical aspects of software and the pedagogical aspects involved in the teaching and learning of the students and to make an assessment if it achieves its objectives, which must be to transmit or facilitate the acquisition of knowledge by the end user, who is the student. Thinking about this, this work seeks to investigate how the Educational Software for the teaching of mathematics is being evaluated and what criteria are being used in the development or validation phase. This process occurred through a systematic review of the literature. A set of 100 works were identified that after the restriction of the editions from 2014 to 2017 and successive filtrations were reduced to 13 final works, used for the extraction of information. As a result, we have identified the technical and pedagogical aspects used in educational software currently and as they are being evaluated, the methods or techniques used to evaluate the efficacy of SE in the teaching / learning of mathematics and the theories of learning involved. The results of this work show that Educational Software is still being evaluated incompletely. Few educational softwares maintain a balance between technical and pedagogical aspects, more rigorously assessing the effectiveness of SE in the learning of the students and producing adequate documentation that supports the teacher in the planning of the classes using the SEs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSoftware Educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware-Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleComo estão sendo avaliados os softwares educativos para o ensino da matemática: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso dos Softwares Educativos (SEs) vem crescendo consideravelmente a cada ano. Com a evolução das linguagens de programação e do hardware, tem-se construído sistemas robustos e cada vez mais sofisticados, com inúmeros recursos que podem ser utilizados em diversos momentos pelo professor na sala de aula ou em outros ambientes escolhidos por ele para fomentar a aprendizagem dos alunos. Uma das dificuldades que surge com o uso dos softwares no ensino e aprendizagem é como avaliar se o aluno está aprendendo de modo satisfatório em decorrência do uso de Softwares Educativos. Em outras palavras, questiona-se se os Softwares Educativos utilizados tem melhorado a aprendizagem dos alunos ou estão sendo apenas mais uma ferramenta sem valor adicional. No ensejo, percebe-se então a necessidade de uma avaliação mais rígida dos Softwares Educativos a fim de fundamentar o docente na sua escolha e aplicação em suas aulas. Para que se desenvolvam Softwares Educativos de qualidade para a educação se faz necessário conhecer tanto os aspectos técnicos de softwares quanto os aspectos pedagógicos envolvidos no ensino e aprendizagem dos alunos e fazer uma avaliação se ele atinge seus objetivos, que deve ser transmitir ou facilitar a obtenção do conhecimento pelo usuário final, que é o aluno. Pensando nisso, este trabalho busca investigar como estão sendo avaliados os Softwares Educativos para o ensino da matemática e quais critérios estão sendo utilizados na fase de desenvolvimento ou validação. Este processo ocorreu por meio da realização de uma revisão sistemática da literatura. Foi identificado um conjunto de 100 trabalhos que após a restrição das edições de 2014 a 2017 e sucessivas filtragens foi reduzido para 13 trabalhos finais, utilizados para a extração de informações. Como resultado foi identificado aspectos técnicos e pedagógicos usados nos Softwares educativos atualmente e como estão sendo avaliados, os métodos ou técnicas usados para avaliar a eficácia do SE no ensino/aprendizagem da matemática e as teorias de aprendizagens envolvidas. Os resultados deste trabalho mostram que os Softwares Educativos estão sendo avaliados ainda de forma incompleta. Poucos Softwares Educativos mantêm o equilíbrio entre aspectos técnicos e pedagógicos, avaliando com mais rigor a eficácia do SE na aprendizagem dos alunos e produzindo uma documentação adequada que dê suporte ao professor no planejamento das aulas usando os SEs.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

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