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dc.contributor.advisorMedeiros, Francisco Roberto Silveira de Pontes-
dc.contributor.authorPereira, Marcos Paulo Torres-
dc.date.accessioned2012-07-24T11:22:44Z-
dc.date.available2012-07-24T11:22:44Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marcos Paulo Torres. Resíduos culturais e literários do medievo europeu cristalizados na identidade do herói sertanejo. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3467-
dc.description.abstractThe Romance of the Stone Kingdom is narrated by the protagonist Pedro Dinis Ferreira Quaderni that after being arrested by authorities of the Estado Novo in Taperoá writes his epic, his memorial, from the stories of their ancestors. The imagery that colors the stone of the kingdom in a fantastic setting in which the transfiguration of the world backcountry is filtered through the eyes of the narrator Quaderni, from a remnant of the medieval mind thought Europe, presents the daily life of wilderness surrounded by what we call the Northeast Medieval To be understood in the work by the Theory of Literary and Cultural Waste. The theory seeks to prove the role of imagination, memory and culture of the peoples of literary production, bringing to light the mental substrates that have been absorbed by the author and who were employed in the production of literary texts, aesthetically recycled through crystallization. The crystallization of cultural and literary waste is the constant re-elaboration of the experiences, memory and tradition in a new imaginative context, the work that brings new creative possibilities that will become responsible for generating a speech act between reader and text by the process of identifying oneself and for others, besides allowing to enunciate a plan "openness of meaning" which establishes new relations between signifiers and their meaning, forged in the mind, consciously or unconsciously, creating a permanent waste reality, sediment (ethnic, cultural, historical, artistic, etc..), which will again create symbolic materialspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectResidualidade Culturalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMentalidadept_BR
dc.subjectSuassuna, Ariano,1927- - Personagens - Quadernapt_BR
dc.subjectTeoria da Residualidade(Literatura)pt_BR
dc.subjectLiteratura Medievalpt_BR
dc.subjectSertanejos - Usos e Costumespt_BR
dc.subjectResiduality Culturept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectMentalitypt_BR
dc.titleResíduos Culturais e Literários do Medievo Europeu Cristalizados na Identidade do Herói Sertanejopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO romance da Pedra do Reino é narrado pelo protagonista Pedro Dinis Ferreira Quaderna que, ao ser preso por autoridades do Estado Novo, em Taperoá, escreve sua epopéia, seu memorial, a partir das histórias de seus ancestrais. O imaginário que colore a Pedra do Reino, num fantástico cenário no qual a transfiguração do mundo sertanejo é filtrada pelos olhos do narrador Quaderna, a partir de um pensamento remanescente da mentalidade medieval européia, apresenta o cotidiano do sertão envolto pelo que denominamos de Nordeste Medieval, a ser compreendido na obra mediante a Teoria dos Resíduos Literários e Culturais. A teoria busca comprovar o papel do imaginário, da memória e da cultura dos povos na produção literária destes, trazendo à luz os substratos mentais que foram absorvidos pelo autor e que foram empregados na produção do texto literário, reciclados esteticamente através da cristalização. A cristalização de resíduos culturais e literários é a re-elaboração constante das experiências vividas, memória e tradição, em um novo contexto imaginativo, que traz à obra novas possibilidades criativas que se tornarão responsáveis pela geração de um ato discursivo entre leitor e texto, mediante o processo de identificação de si e do outro, além de possibilitar ao plano enunciativo uma “abertura da significação” na qual se estabelecem relações novas entre os significantes e seu sentido, forjados na mentalidade, de forma consciente ou inconsciente, gerando a permanência de resíduos de realidade, sedimentos (étnicos, culturais, históricos, artísticos etc.), que serão novamente materiais de criação simbólicapt_BR
dc.title.enWaste Cultural and Literary Medieval European Identity Crystallized in the Backcountry Heropt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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