Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34638
Type: | TCC |
Title: | Análise comparativa entre a visão dos estudantes ingressos no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a dos guias de profissões sobre o perfil profissional do contador |
Authors: | Silva Filho, Amadeu Oliveira da |
Advisor: | Peres, Danielle Augusto |
Keywords: | Contabilidade como profissão;Orientação profissional |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SILVA FILHO, Amadeu Oliveira da. Análise comparativa entre a visão dos estudantes ingressos no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a dos guias de profissões sobre o perfil profissional do contador. 2018. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Com o intuito de incentivar a convergência de informações sobre a profissão contábil, esta pesquisa objetivou investigar as características dessa carreira sob as perspectivas dos Guias de Profissões e dos estudantes para então efetuar um comparativo entre ambos lados. O presente trabalho classifica-se como qualitativo, descritivo, bibliográfico e documental. Foi feito levantamento através de aplicação de questionário a 60 estudantes do 1º ao 3º semestres do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. Posteriormente, foram analisados 3 Guias de Profissões relevantes para o meio educacional. Os dados foram processados usando-se a técnica da formação de nuvem de palavras. Tratando-se dos objetivos alcançados, verificou-se que, apesar das diferenças específicas, como a importância do profissional ser organizado, citada pelos estudantes e a estratégia, denotada pelo Guia de Profissões, os dois lados concordam que o contador deve possuir conhecimento sobre gestão financeira, planejamento tributário e controle econômico da entidade a qual pertença, dotado de responsabilidade em suas ações. |
Abstract: | This research aimed to investigate the characteristics of the accounting job from the perspective of the Job Guide and the students with the intent of encouraging the convergence of information, and then make a comparison between the two sides. The present work is classified as qualitative, descriptive, bibliographical and documentary. A survey was carried out through the application of a questionnaire to 60 students from the 1st to 3rd semesters of the undergraduate course in Accounting Sciences of the Federal University of Ceará. Subsequently, 3 Job Guides relevant to the educational environment were analyzed. The data were processed using the word cloud formation technique. With regard to the objectives achieved, it was found that despite the specific differences, such as the importance of the professional being organized, cited by the students and the strategy, denoted by the Job Guide, both sides agree that the accountant must have knowledge about financial management, tax planning and economic control of the entity to which it belongs, endowed with responsibility in its actions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34638 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_aosilvafilho.pdf | 619,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.