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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSimão, Amanda Lima-
dc.contributor.authorFeitosa, Giovanna Monique Pereira-
dc.contributor.authorTeixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque-
dc.contributor.authorFreitas, Rayane Nobre de-
dc.contributor.authorViana, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro-
dc.contributor.authorPinheiro, Fabiane Elpídio de Sá-
dc.date.accessioned2018-08-06T13:47:29Z-
dc.date.available2018-08-06T13:47:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSIMÃO, Amanda Lima; FEITOSA, Giovanna Monique Pereira; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; FREITAS, Rayane Nobre de; VIANA, Bárbara Maria Monteiro Ribeiro; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Uso do diário de campo em pesquisa científica: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34580-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiário de campopt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.titleUso do diário de campo em pesquisa científica: relato de experiênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: A prática do diário teve sua origem e desenvolvimento em virtude de algumas condições: a existência de uma linguagem escrita, grupos com tal habilidade e recursos técnicos (papel e tinta) para manter um registro pessoal, sendo ainda recente o uso dos diários na pesquisa científica. Objetivo: Analisar o uso do diário de campo, suas características e formatos nas pesquisas científicas. Metodologia: Foram utilizados artigos que discutissem o instrumento, através das bases de dados e a experiência da autora no manejo e aplicação do diário em uma pesquisa sobre Avaliação Funcional Visual de crianças de 1 a 3 anos, realizada na Creche Aprisco, visando criar um conjunto de informações e possibilidades de aplicação para coleta dos dados semanais das crianças. Resultados e discussão: Ao final de cada atividade na creche era feito um registro individual de cada criança selecionada para avaliação naquele determinado dia, onde registrávamos o momento de entrosamento com as crianças e o momento da avaliação os quais eram coletados por meio observacional, assim como o dia da avaliação, os nomes dos avaliadores, os dados pessoais de cada criança, e os principais pontos encontrados na própria avaliação. Dentre os métodos de coleta de dados, a observação revela-se como um privilegiado modo de contato com o real. Uma vez que é observando o cenário, que se orientam os deslocamentos e compreensão da realidade no qual imerge, sendo necessária assim, a inserção do pesquisador no grupo observado, interagindo com os sujeitos e partilhando o espaço social da pesquisa, principalmente em pesquisas que envolvam a temática, desenvolvimento infantil. Conclusão: Apesar do diário de campo ser utilizado fortemente nas pesquisas qualitativas, observou que, ao utilizá-lo como ferramenta de investigação permitiu abranger questões subjetivas do desenvolvimento, que a avaliação funcional visual não pôde apreender, considerando sua especificidade e suas determinações objetivas.pt_BR
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