Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34531
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silvano, Antonio Marcos da Costa | - |
dc.contributor.author | Lima, Jadson Simião | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T14:11:26Z | - |
dc.date.available | 2018-08-02T14:11:26Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, J.S.(2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34531 | - |
dc.description | LIMA, Jadson Simião. A utilização de jogos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem significativa de sólidos geométricos no ensino fundamental. 2017. 51 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2017. | - |
dc.description.abstract | The work presented here reports on certain experiences in which games and play activities are used as strategies that trigger the teaching-learning process of spatial geometry, carried out in elementary school. The inclusion of games and play activities in the classroom becomes a pedagogical resource that has presented good results, because it creates situations that allow the student to develop methods of problem solving, stimulating their creativity and participation. Activities and games are proposed as spatial geometry teaching methodology. The present work has principal objective to investigate the importance of mathematical games for student learning, and how they can contribute to the development, especially with respect to geometric mathematical knowledge, and as specific objectives: to investigate the main difficulties encountered developing the students' logical thinking through didactic games and verifying if the didactic games facilitate the process of teaching Geometry. The methodology used was based on the bibliographical research in which some authors show that the application of games and activities in mathematics classes is a possibility that can help students in the presented difficulties. In this work, the teacher plays a very important role, as he orients the student in the games, being a great learning tool. Theworkconcluded that the games or activities can be applied in elementary education from the initial series to the final series, according to the students' difficulties, in order to have a better teaching and a better learning, generating promising and relevant results for the students, thus achieving meaningful learning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matematica | pt_BR |
dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio | pt_BR |
dc.title | A utilização de jogos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem significativa de sólidos geométricos no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho apresentado vem relatar determinadas experiências nas quais utilizam jogos e atividades lúdicas como estratégias desencadeadoras do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Espacial, realizada no ensino fundamental. A inclusão dos jogos e atividades lúdicas nas aulas se torna um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando sua criatividade e participação. For proposto as atividades e jogos como metodologia de ensino da Geometria Espacial. O presente trabalho tem como objetivo geral investigar sobre a importância dos jogos matemáticos para o aprendizado do aluno, como o mesmo podem contribuir para o desenvolvimento, em especial no que diz respeito ao conhecimento matemático geométrico, e como objetivos específicos: investigar as principais dificuldades encontradas pelos educandos na diferenciação entre figuras planas e não-planas, desenvolver o pensamento lógico dos educandos por meio de jogos didáticos e verificar se os jogos didáticos facilitam o processo de ensino da Geometria. A metodologia utilizada baseou- se na pesquisa bibliográfica na qual alguns autores mostram que a aplicação dos jogos e atividades nas aulas de matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos nas dificuldades apresentadas. Neste trabalho o professor tem um papel muito importante, pois orienta o aluno nos jogos, sendo um grande instrumento de aprendizagem. O trabalho concluiu que os jogos ou atividades podem sim ser aplicados no ensino fundamental da série inicial até a série final conforme a dificuldade dos alunos, para assim ter um melhor ensino e uma melhor aprendizagem, gerando resultados promissores e relevantes para os educandos, conseguindo assim uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_jslima.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.