Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34508
Tipo: Dissertação
Título : Explorando artes sequenciais: as práticas de ensino e de avaliação com quadrinhos nas aulas de lingua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor : Alves, Eveline Valério
Tutor: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palabras clave : Quadrinhos;Avaliação;Ensino Fundamental
Fecha de publicación : 2018
Citación : ALVES, Eveline Valério. Explorando artes sequenciais: as práticas de ensino e de avaliação com quadrinhos nas aulas de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 242f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.
Resumen en portugués brasileño: Os quadrinhos, durante muito tempo, foram vistos com rejeição por parte dos educadores. Porém, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, foi possível identificar uma mudança nesse ponto de vista quanto às vantagens pedagógicas e educacionais no uso das múltiplas linguagens. Na Educação Básica, os quadrinhos são utilizados ainda de forma insuficiente, apesar de ser frequente a presença deles em livros didáticos e avaliações em larga escala. Esse fato ocorre, muitas vezes, pela falta de conhecimento por parte dos professores de como utilizá-los; mesmo sendo mencionada a importância da sua presença em sala de aula em vários documentos oficiais da educação, como nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Básicas da Educação, nos Direitos de Aprendizagem e, neste caso em particular no Ceará, na Proposta Curricular da Língua Portuguesa. Dessa forma, a proposta desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas de ensino e de avaliação com quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa em anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Fortaleza. Como complemento da análise em questão, foi avaliado também se os materiais didáticos utilizados em sala de aula contemplavam o gênero textual de maneira satisfatória para o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizado um estudo de caso, com pesquisa de campo, de caráter qualitativo, descritivo, além de uma investigação documental. Foram levados em consideração os saberes de autores como Koch e Elias (2013), Hoffmann (2005) e Ramos (2009; 2014; 2015), dentre outros teóricos. Segundo os resultados encontrados nesta pesquisa, as práticas pedagógicas e de avaliação das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no universo pesquisado, incluem o trabalho com quadrinhos, apesar do pouco domínio técnico revelado pelos professores. E essa presença faz-se necessária, visto que essa linguagem é facilmente encontrada em materiais didáticos e em itens de avaliações; além do fato de ser considerada atrativa tanto aos alunos como aos professores. Os dados encontrados nesta pesquisa contribuíram para novas conclusões relacionadas à temática do uso nas práticas pedagógicas e avaliativas dos quadrinhos, campo este que merece, a cada dia, maior reconhecimento no âmbito educacional.
Resumen en español: Los tebeos, por mucho tiempo, fueron mirados de manera prejuiciosa por los educadores. Pero, con la promulgación de la “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)” en 1996, ha sido posible identificar un cambio en este punto de vista acerca de las ventajas pedagógicas y educacionales en el uso de los múltiplos lenguajes. En la Educación Básica, los tebeos son utilizados, pero aun de manera insuficiente, a pesar de ser frecuente su presencia en libros didácticos y evaluaciones en ancha escala. Este hecho ocurre, muchas veces, por la falta de conocimiento por parte de los maestros de cómo utilizarlos, mismo ya siendo hablada su importancia en las clases por los documentos oficiales de educación, como los “Parâmetros Curriculares Nacionais”, las “Diretrizes Básicas da Educação”, los “Direitos de Aprendizagem” y, en situación particular de Ceará, en la “Proposta Curricular da Língua Portuguesa”. De esa manera, la proposición de esta investigación fue analizar las prácticas pedagógicas de enseñanza y evaluación con los tebeos en las clases de Lengua Portuguesa en años iniciales de Enseñanza Primaria, en una escuela de la red municipal de Fortaleza. Como adicional del análisis en cuestión, fue evaluado también si los libros didácticos utilizados en clases contemplan el género textual de modo satisfactorio para el proceso de enseñanza y aprendizaje. Para eso, fue realizado un estudio de caso, con trabajo de campo, de carácter cualitativo, descriptivo, además de una investigación documental. Fueron considerados los saberes de autores como Koch e Elias (2013), Hoffmann (2005) e Ramos (2009; 2014; 2015), y otros teóricos más. Según los resultados encontrados en esta pesquisa, las prácticas pedagógicas y de evaluación de las maestras de los años iniciales de la Enseñanza Primaria en el universo pesquisado incluyen el trabajo con los tebeos, a pesar del poco dominio técnico revelado por los maestros. E esa presencia es necesaria, por ese lenguaje ser fácilmente encontrado en los materiales didácticos y en los ítems de evaluaciones, además de ser considerado atractivo tanto para los alumnos como para los maestros. Los datos compilados han podido contribuir para nuevas conclusiones relacionadas a temática del uso en las prácticas pedagógicas y evaluativas de los tebeos, área que merece la pena, a cada día, mayor reconocimiento en ámbito educativo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34508
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_dis_evalves.pdf16,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.