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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Rosemeiry Melo-
dc.contributor.authorCunha Filho, Miguel Henrique da-
dc.date.accessioned2018-07-30T13:46:03Z-
dc.date.available2018-07-30T13:46:03Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCARVALHO, Rosemeiry Melo; CUNHA FILHO, Miguel Henrique da. Competitividade da Fruticultura Brasileira no Mercado Internacional. Revista de Economia e Agronegócio, Viçosa, v. 5, n. 4, p. 547-565, 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1679-1614-
dc.identifier.issn2526-5539-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34477-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Economia e Agronegóciopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectVantagem comparativapt_BR
dc.subjectFrutas brasileiraspt_BR
dc.titleCompetitividade da Fruticultura Brasileira no Mercado Internacional.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse artigo utiliza o indicador de vantagem comparativa revelada, a taxa de cobertura e o indicador de desempenho para analisar a competitividade das exportações brasileiras de frutas no mercado internacional, no período de 1990 a 2003. Os resultados obtidos mostram que a castanha de caju, a manga e o melão representam os “pontos fortes” desse setor. Porém, entre estes, apenas a manga e o melão estão em situação ótima de competitividade. Outros produtos de grande importância, como a laranja e a banana, estão em “situação de retirada”, com desvantagem comparativa e perda de participação nos principais mercados de destinos. Em relação ao desempenho, a fruticultura brasileira tem ampliado seu espaço no mercado internacional, especialmente nos Países Baixos e no Reino Unido.pt_BR
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