Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Marcos Ferreira de-
dc.contributor.authorPereira Junior, Antonio Valdemir-
dc.date.accessioned2018-07-26T12:17:50Z-
dc.date.available2018-07-26T12:17:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA JUNIOR, Antonio Valdemir. Uma abordagem sobre a teoria dos grafos no ensino médio. 2018. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34429-
dc.description.abstractThe present work aims to suggest an approach on the teaching of graphs in high school, especially for second year classes, given the ease that the students present to handle current technological instruments; to arouse students' interest in mathematics from certain terrestrial navigation applications, considering that this instigates them to check intrinsic mathematics in other applications; to induce the problematization to facilitate the learning of this content by the students. For this purpose, the bibliographic research was used as a method for collecting data, through the study verified in the theoretical reference on the approach of graphs in high school and the case study, using as data collection instruments some exercises and experiments made available in the project, which were applied in the EEFM Professor Edmilson Guimarães de Almeida. From the data analysis it was possible to verify the relevance of giving students access to the technologies, since the characteristics of the Matrixcal and the terrestrial navigation application were cited by them as one of the most important instruments to facilitate the obtaining of results that, if calculated manually, would require a lot of effort and time. The technological material of the school, like the computer laboratory, presented itself as a great challenge in the execution of some tasks. Finally, based on the study carried out and on the results obtained, it was possible to confirm that the study on graphs can lead to the development of some abilities that are sometimes inert in the students, such as capacity for innovation, recreation from the known, adaptability to the new, creativity, autonomy and communication.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGrafopt_BR
dc.subjectCircuitopt_BR
dc.subjectGPSpt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleUma abordagem sobre a teoria dos grafos no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo sugerir uma abordagem sobre o ensino de grafos no ensino médio, especialmente para turmas do segundo ano, tendo em vista a facilidade que os alunos apresentam para manusear instrumentos tecnológicos atualmente; despertar o interesse no aluno pela matemática a partir de determinados aplicativos de navegação terrestre, considerando que isso o instiga a verificar a matemática intrínseca em outros aplicativos; induzir a problematização para facilitara aprendizagem desse conteúdo por parte dos discentes. Para tanto, foi utilizada como método para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, por meio do estudo apurado no referencial teórico sobre a abordagem de grafos no ensino médio e o estudo de caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados alguns exercícios e experimentos disponibilizados no projeto, que foram aplicados na EEFM Professor Edmilson Guimarães de Almeida. A partir da análise de dados foi possível constatar a relevância de oportunizar aos alunos o acesso às tecnologias,visto que as características do Matrixcal e do aplicativo de navegação terrestre foram citadas por eles como um dos mais importantes instrumentos para facilitar a obtenção de resultados que, se calculados manualmente, demandariam muito esforço e tempo. O material tecnológico da escola, como o laboratório de informática apresentou-se como um grande desafio na execução de algumas tarefas. Enfim, baseado no estudo realizado e nos resultados obtidos foi possível confirmar que o estudo sobre grafos pode suscitar o desenvolvimento de algumas habilidades que, por vezes, estão inertes nos alunos, como capacidade de inovação, recriação a partir do conhecido, adaptabilidade ao novo, criatividade, autonomia e comunicação.pt_BR
dc.title.enAn approach on graph theory in high schoolpt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_avpereirajunior.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.