Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34297
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes, Ligiane de Castro | - |
dc.contributor.author | Abreu, Francisco Wallysson Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T15:06:24Z | - |
dc.date.available | 2018-07-20T15:06:24Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Edilene Rodrigues. Desafios da formação e da prática do pedagogo no contexto dos institutos federais de educação: um estudo no Campus Fortaleza do IFCE. 2017. 95f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34297 | - |
dc.description | ABREU, Francisco Wallysson. O ensino de inglês para alunos surdos: um enfoque pedagógico. 2018. 38f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to understand and discuss the educational relations that make up the school environment of the deaf student, and how much the students’ knowledge of the world can influence the development of topics in the classroom and how Libras can act as a bridge and a tool in teaching. We also analyzed the legal contents that guide this didactic modality and the different approaches of the education of the deaf that, over time, were adopted and changed, focusing on the bilingualism, which was examined here in a more specific way. In addition to a theoretical study, a field research was used, in which it was possible to acquire information and impressions that, when aligned with the theme of this article, provided a more specific and intimate look at the analysis. An interview with the teacher of the observed class was used in order to know the impressions that she has about the topics of this article. It was concluded that there are still legal and cultural obstacles to the realization of this type of education, but that there are strategies by which learning can take place and that the discussion of the theme favors the improvement of academic work in this area. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.title | O ensino de inglês para alunos surdos: um enfoque pedagógico | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Por meio do presente trabalho, temos como objetivo compreender as estratégias metodológicas visuais utilizadas no ensino de língua inglesa para alunos surdos, e como o conhecimento de mundo dos alunos e a Libras podem aliar-se como ponte e ferramentas no ensino. Analisamos também os conteúdos legais que norteiam essa modalidade didática e as diferentes abordagens de educação de surdos que, ao longo do tempo, foram adotadas e modificadas, focando no bilinguismo, do qual tratamos aqui de forma mais específica. Lançamos mão, além de estudo teórico, de ida ao campo, o que oportunizou colher informações e impressões que ao unirem-se à temática do trabalho, possibilitaram um olhar mais específico e intimista da análise, por meio de uma entrevista coma docente da turma observada. Concluímos que ainda há entraves legais e culturais à efetivação do ensino dessa língua, mas que também há estratégias pelas quais o aprendizado pode ocorrer e ainda que | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_fwsabreu.pdf | 256,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.