Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria José | - |
dc.contributor.author | Maia, Karla Kíssia Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T12:47:59Z | - |
dc.date.available | 2018-07-20T12:47:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Francisco Carlos Xavier. Aprendizagem empreendedora: estudo sobre modelo de intervenção na consultoria. 2017. 87f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34257 | - |
dc.description | MAIA, Karla Kíssia Almeida. Alunos com TDAH: a interação com outras crianças dentro da escola. 2018. 38f - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze how a student with ADHD relates in the classroom, with the other students and teachers, as well as to understand how he deals with the relational and learning difficulties in his relationship with teachers. This research was based on studies by authors such as Russel Barkley (2002), Thomas W. Phelan (2005), Coll, Marchesi and Palacios (2004), Bonet, Soriano and Solano (2008), and Dr. Gustavo Teixeira (2011). The methodology of the research was made through a bibliographic study and case study, using as a research source a fifth year boy from a private school. Lessons were observed without intervention and informal conversations were used with the teachers in order to gather more data. The choice of this theme was due to the experiences of the researcher in the classroom and to the observation that there is a need among teachers to get to know this subject better, in order to adequately work on the individual needs of each child. The results indicated that the relations established in the classroom by the boy with the other children and the conflicts that arise between them do not interfere in the student's learning, that is, only the factors directly related to the symptoms of ADHD interfere in the development and learning of this child , inside and outside the classroom. It was concluded that the work of the teacher in the classroom is of fundamental importance for the satisfactory development of the learning of students with ADHD, being necessary that the teachers are trained and sensitive to the presence of students with the attention deficit disorder and hyperactivity. It should be noted that the difficulties presented by the boy during the observation were due to the symptoms of ADHD and that their relationships do not interfere in their learning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | ADHD | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Alunos com TDAH: interação com outras crianças dentro da escola | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo analisar como um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) se relaciona em sala de aula, com os demais alunos e professoras, bem como perceber como ele lida com as dificuldades relacionais e de aprendizagem em sua relação com as docentes. Esta pesquisa está fundamentada nos estudos de autores como Barkley (2002), Phelan (2005), Coll, Marchesi e Palacios (2004), Bonet, Soriano e Solano (2008) e Teixeira (2011). A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo bibliográfico e estudo de caso, utilizando como fonte de pesquisa um menino do quinto ano de uma escola particular de Fortaleza. Para a coleta de dados foram realizadas observações em sala de aula ( uma aula de 100 minutos de matemática, uma aula de 100 minutos de português e o intervalo da criança) e utilizadas conversas informais com as professoras, a fim de colher mais dados. A escolha desse tema deu-se devido às experiências vividas em sala de aula e à observação da necessidade que existe, dentre os professores, de se conhecer melhor esse assunto, tendo em vista trabalhar de forma adequada as necessidades individuais de cada criança. Os resultados indicaram que as relações estabelecidas em sala de aula pelo aluno com as demais crianças e os conflitos que surgem entre eles não interferem no aprendizado do aluno, ou seja, apenas os fatores diretamente ligados aos sintomas do TDAH interferem no desenvolvimento e aprendizagem dessa criança, dentro e fora da sala de aula. Concluiu-se que o trabalho da professora em sala de aula é de fundamental importância para o desenvolvimento satisfatório da aprendizagem de alunos com TDAH, sendo necessários que os docentes estejam capacitados e sensíveis à presença de alunos com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Cumpre ressaltar que as dificuldades apresentadas pelo menino durante a observação se deram devido aos sintomas do TDAH e que suas relações não interferem em sua aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_kkamaia.pdf | 396,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.