Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Elaine Cristina Forte-
dc.contributor.authorNobre, Kennedy Cabral-
dc.contributor.authorLima Neto, Vicente de-
dc.date.accessioned2018-07-19T14:02:59Z-
dc.date.available2018-07-19T14:02:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERREIRA, Elaine Cristina Forte; NOBRE, Kennedy Cabral; LIMA NETO, Vicente de. Fóruns educacionais em EaD: considerações sobre o desvio do tópico discursivo. Revista (Con) Textos Linguísticos. Vitória, v. 7, n. 8.1, p. 97-111, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2317-3475-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34213-
dc.description.abstractThis article will demonstrate how the discursive topic is developed in forums of distance education and how there is a shift in its topic, a fairly common phenomenon in this genre. To achieve this purpose, we are based on Brown and Yule (1983), Jubran et al (1992) and Pinheiro’s (2006) concept of discursive topic. In addition, we are also based on Koch (2004), whose approach is about the topic detour. For this, we collected eight posts of two educational forums on UFC course of Languages, with examples that show empirically the existence of the topic detour. The results indicate at least four types of detour: focus on a subtopic of the central topic, introduction of a new topic, metatextual posts and use of gender forum for other purposes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectFóruns educacionaispt_BR
dc.subjectDesvio de tópico discursivopt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectDiscursive topic detourpt_BR
dc.subjectEducational forumspt_BR
dc.titleFóruns educacionais em EAD: considerações sobre o desvio do tópico discursivopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva demonstrar como se desenvolve o tópico discursivo em fóruns da EaD e como há o desvio de tópico, fenômeno bastante corriqueiro neste gênero. Para atingir o propósito do trabalho, embasamo-nos teoricamente no conceito de tópico discursivo, de Brown e Yule (1983), de Jubran et al (1992) e Pinheiro (2006). Além disso, contamos com Koch (2004), que nos apoia nas digressões de tópico, neste trabalho chamado de desvio. Para isto, coletamos 8 postagens de dois fóruns educacionais do curso de Letras da UFC – modalidade semipresencial –, com exemplificações que mostram empiricamente o desvio de tópico. Os resultados apontam para pelo menos quatro tipos de desvio: foco em um subtópico do tópico central; instituição de um novo tópico, comentários metatextuais e utilização do gênero fórum para outras finalidades.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_ecforteferreirakcnobrevlimaneto.pdf373,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.