Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34123
Tipo: | TCC |
Título: | A abordagem do ensino com pesquisa científica: percepção dos estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Fernandes, Renata Farias |
Orientador: | Barros, Conceição de Maria Pinheiro |
Palavras-chave: | Secretariado;Pesquisa;Ensino Superior |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | FERNANDES, Renata Farias. A abordagem do ensino com pesquisa científica: percepção dos estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. 2013. 55 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Resumo: | Diante das transformações sociais, a universidade desempenha o papel não só de disseminar a informação e o conhecimento, mas de formar indivíduos capazes de promover o próprio pensamento crítico. As instituições de ensino devem acompanhar as novas realidades adaptando seus métodos de ensino, portanto, o ensino com pesquisa desempenha papel fundamental na educação possibilitando a reconstrução de conhecimento, revelando novos caminhos a partir de concepções diferenciadas, fruto do questionamento da realidade existente. Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção dos discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará quanto à aplicação da metodologia do ensino com pesquisa. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo e descritivo a partir de um levantamento teórico e uma pesquisa de campo com 40 estudantes da universidade investigada. Para a interpretação das informações utilizou-se como a análise do discurso. Após a análise dos resultados, inferiu-se que a abordagem do ensino com pesquisa, na visão dos discentes participantes, pode contribuir de forma significativa para o “ser secretarial”, considerando-se que essa profissão vai além do simples ato de “saber fazer”. O secretário pode proporcionar o seu “saber ser”, tanto pela interação com o meio organizacional, quanto pela produção de conhecimento por meio da pesquisa científica, colaborando para a consolidação da identidade da área no meio científico. |
Abstract: | Faced with the social transformations, the university plays the role not only to disseminate information and knowledge, but to form individuals who can promote their own critical thinking.Educational institutions should follow this new reality adapting your teaching methods.Therefore, teaching with research plays a key role in the education enabling the reconstruction of knowledge, revealing new paths from differentiated conceptions result of questioning the existing reality.This work aims to investigate the perceptions of Executive Secretary's students of the Federal University of Ceará regarding the application of teaching with research methodology.To this end, a qualitative and descriptive study was conducted from a theoretical research and a field research with 40 students from the university investigated. For the interpretation of the information It was used as a research strategy the discourse analysis. After the results have been analyzed, it was inferred that the approach of teaching with research, in the view of the participating students, can contribute significantly to the "secretarial be", considering that the profession goes beyond to the simple act of "knowhow". The Secretary may provide your "how to be" both by interaction with the organizational environment, as the production of knowledge through scientific research, contributing to the consolidation of area identity in the scientific community. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34123 |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_rffernandes.pdf | 504,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.