Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34082
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação da aprendizagem: concepções dos docentes de Secretariado Executivo |
Autor(es): | Brito, Daniela Graciela Silva |
Orientador: | Barros, Conceição de Maria Pinheiro |
Palavras-chave: | Secretariado;Avaliação educacional;Professores universitários |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | BRITO, Daniela Graciela Silva. Avaliação da aprendizagem: concepções dos docentes de Secretariado Executivo. 2013. 74 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. |
Resumo: | Avaliação da aprendizagem não significa apenas aplicar provas objetivas e/ou subjetivas, seminários, entre outros instrumentos, mas deve ser um processo contínuo. O ensino superior tem tomado um caminho que objetiva os processos de ensino e aprendizagem de forma contextualizada. Este trabalho tem como objetivo geral investigar as concepções de avaliação da aprendizagem pela ótica do docente de Secretariado Executivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, a partir de um levantamento bibliográfico, tendo como fundamentação as proposições de Luckesi (1998), Firme (1994), Lima (1994), Perrenoud (2000), Oliveira (2003), Florêncio (2004), Cerqueira (2008), Gil (2010), Rosado e Silva (2012) entre outros, e uma pesquisa de campo, cujo universo foi composto por docentes de Secretariado Executivo. A pesquisa foi de abrangência nacional, aplicada a vinte docentes graduados em Secretariado Executivo e atuantes em Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES). A coleta de dados foi feita no período de 1º a 10 de julho, por meio de questionário. Após a análise dos dados, percebeu-se que os professores dos cursos de Secretariado Executivo buscam o conhecimento constante, inclusive comentários bem tecidos partiram de professores que possuíam formação completamente divergente daquela que conduz alguém a entender bem sobre o assunto. Os participantes mostraram-se flexíveis para adequar as suas avaliações de acordo com os discentes, quando necessário. Os docentes mostraram conhecimento do assunto, embora poucos deles tenham alguma formação na área da educação. |
Abstract: | Assessment of learning is not just apply objective evidence and/or subjective, seminars, among other instruments, but should be a continuous process. Higher education has taken a path that objective processes of teaching and learning in context. This work aims at investigating the conceptions of learning evaluation from the perspective of the faculty of the Executive Secretariat. Therefore, we conducted a qualitative research from a literature, based on these autors: Luckesi (1998), Firm (1994), Lima (1994), Perrenoud (2000), Oliveira (2003), Florencio (2004), Cerqueira (2008), Gil (2010), Rosado and Silva (2012) among others, and a field survey, whose universe was composed of teachers of the Executive Secretariat. The nationwide survey was applied to twenty faculty graduates Executive Secretariat and institutions active in Brazilian Higher Education. Data collection was done between 1st to July 10th , through a questionnaire. After analyzing the data, it was noticed that the teachers of the courses of the Executive Secretariat seek knowledge constantly, including reviews and tissues left teacher training that had completely divergent from what leads someone to understand well about it. The participants appear to be flexible to tailor their assessments according to the students when necessary. Teachers showed knowledge of the subject, although only few of them have some training in education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34082 |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_dgsbrito.pdf | 593,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.