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dc.contributor.authorGadelha, Kaciano Barbosa-
dc.date.accessioned2018-07-17T15:02:40Z-
dc.date.available2018-07-17T15:02:40Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGADELHA, Kaciano Barbosa. Da sensação à materialização: máquinas de influência e as estéticas da diferença sexual. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 127-142, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34024-
dc.description.abstractIn this article I refer back to a classic text by Viktor Tausk about schizophrenic symptoms reported by patients who said to be controlled by a foreign machine. Tausk’s formulation on the “influence machine” will be examined in this paper according to the histories of sexuality, madness and sex in order to question the material dimension of sexuality as well as the persistence of a discursive perspective on sexuality. By discussing these problems, this article addresses the new materialism and the perspective of a post-humanist performativity developed by Karen Barad. Based on her formulation, this article argues for an intra-active relation between human and non-human beings, bodies and machines. As conclusion, this article stresses the need for more studies on the history of sexual materialities inasmuch as those studies can enrich the view on body and sexuality beyond the discursive constructivism.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes-
dc.subjectMáquina de influênciapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectMaterialidadespt_BR
dc.titleDa sensação à materialização: máquinas de infuência e as estéticas da diferença sexual Kaciano Gadelhapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo recupera um texto clássico de Viktor Tausk sobre sintomas esquizofrênicos relatados por pacientes que diziam estar sendo controlados por uma máquina. Tausk formula uma tese sobre a “máquina de influência” que será examinada neste artigo em relação com as histórias da sexualidade, da loucura e do sexo para questionar a dimensão material da sexualidade e o que ainda insiste como uma perspectiva discursiva da sexualidade. Ao discorrer sobre esses problemas chega-se ao novo materialismo e à perspectiva de uma performatividade pós-humanista desenvolvida por Karen Barad, a qual o argumento deste artigo se filia para pensar uma relação intra-activa entre corpos e máquinas, humanos e não-humanos. Conclui-se que pesquisas sobre uma história das materialidades sexuais se fazem necessárias na medida em que elas ampliam o olhar sobre.pt_BR
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