Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorMachado, Luciana Paixão Maciel-
dc.date.accessioned2018-07-16T20:28:36Z-
dc.date.available2018-07-16T20:28:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMACHADO, Luciana Paixão Maciel. Prevenção e tratamento na primeira infância a partir do uso de mensagens enviadas por meio de tecnologia móvel: uma revisão sistemática. 2017. 79 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33982-
dc.description.abstractGiven the importance of the experiences of the first six years of life for the formation of the individual, this study aims to conduct a systematic review of the literature to identify how the use of mobile technologies can influence the development process of early childhood. Seventeen studies of interventions performed with randomization and case-control methods were cataloged, and 27 qualitative, descriptive, systematic review and meta-analysis studies were cataloged to collect evidence on the subject. The analysis of the studies revealed feasibility for interventions with mobile phone use even in economically disadvantaged areas, and that the use of the mobile phone, mainly through text messages, can contribute favorably with improvements of health indicators for the population. However, there is a strong need that more experiences will be realized to achieve a deeper adjustment of methodologies that ensure the achievement of the expected effects and have the capacity to reach a large public.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectServiços de Saúde Comunitáriapt_BR
dc.subjectVacinação - Criançapt_BR
dc.subjectTelefonia celularpt_BR
dc.subjectMensagens eletrônicaspt_BR
dc.titlePrevenção e tratamento na primeira infância a partir do uso de mensagens enviadas por meio de tecnologia móvel: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDiante da importância das experiências vividas nos primeiros seis anos de vida para a formação do indivíduo, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar como o uso de tecnologias móveis pode influenciar no processo de desenvolvimento da primeira infância. Foram catalogados 17 estudos de intervenções realizadas com métodos de randomização e caso-controle, e mais, 27 estudos qualitativos, descritivos, revisões sistemáticas e de meta análise com o intuito de coletar evidências sobre o tema em questão. As análises dos estudos revelaram viabilidade para a realização de intervenções com uso do telefone móvel mesmo em áreas economicamente desfavorecidas, e que, o uso do telefone móvel, principalmente via mensagens de texto, pode contribuir favoravelmente com melhorias de indicadores de saúde para a população. No entanto, verifica-se uma grande necessidade de que mais experiências sejam realizadas a fim de se obter um acertamento mais profundo de metodologias que assegurem o alcance dos efeitos esperados e tenham capacidade de atingir um grande público.pt_BR
Aparece nas coleções:FINANÇAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_lpmmachado.pdf956,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.