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dc.contributor.advisorJorge Neto, Paulo de Melo-
dc.contributor.authorMendes, Aron Santos-
dc.date.accessioned2018-07-16T20:28:04Z-
dc.date.available2018-07-16T20:28:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMENDES, Aron Santos. Doação eleitoral de setores econômicos, conforme sua taxa de atividade econômica nos estados do Nordeste. 2017. 39 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33980-
dc.description.abstractThis paper analyzes the business financing of campaigns in the 2014 state elections in the northeastern states. First, we discuss the performance of interest groups and how they relate to public power. Secondly, we make a brief explanation of the problems in the forms of electoral financing of companies. Thirdly, we discuss the individual and sectoral level factors that influence the decision of companies to donate to electoral campaigns. Finally, we show how the corporate electoral financing was distributed in that election, by measuring the total invested by economic sectors and comparing them with the proportions of the Gross Added Value (GVA) os each one of those sectors. Thus, this paper reflects on possible reasons for business donations by certain economic groups that do not have a large participation in the state economy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFundos para campanha eleitoral - Relações de Poderpt_BR
dc.subjectCampanha eleitoral - Financiamento -Brasil, Nordestept_BR
dc.titleDoação eleitoral de setores econômicos, conforme sua taxa de atividade econômica nos estados do Nordestept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa o financiamento empresarial de campanhas nas eleições estaduais brasileiras de 2014 na região Nordeste, comparando a participação dos setores econômicos na economia de casa estado com a sua respectiva doação eleitoral. Em primeiro lugar, discute-se a atuação de grupos de interesse e como funcionam suas relações com o poder público. Em segundo lugar, explicam-se, brevemente, os problemas nas formas de financiamento eleitoral, focando a análise no financiamento privado de empresas. Em terceiro lugar, discutem-se os fatores de nível individual e setorial que influenciam a decisão das empresas em doar para campanhas eleitorais. Por fim, mostra-se como o financiamento eleitoral empresarial se distribuiu naquela eleição, mensurando o total investido por setores econômicos e comparando-os com as proporções do Valor Adicionado Bruto (VAB) de cada um desses setores. Assim, este trabalho reflete sobre os possíveis motivos das doações empresariais por certos grupos econômicos que não possuem grande participação na economia dos Estados.pt_BR
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