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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorRibeiro, Gerson da Silva-
dc.date.accessioned2018-07-16T20:02:19Z-
dc.date.available2018-07-16T20:02:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Gerson da Silva. Gastos públicos em educação: uma análise da eficiência técnica dos estados brasileiros e seu impacto sobre a desigualdade de renda. 2017. 42 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33973-
dc.description.abstractMeasuring the technical efficiency of services provided by public entities has been the subject of considerable attention in the national and international literature. However, at the national level there are few attempts to establish a relationship between efficiency and other social indicators. In this sense, the present work proposes to calculate the efficiency of the public expenditure of the Brazilian states with education, between 2005 and 2014, in order to verify the impact that the measure of efficiency exerts on income inequality. To fulfill this objective, the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology is used here, together with a multiple regression estimated by Ordinary Least Squares. As variables used to compute efficiency, the GDP per capita of the states, the per capita expenditure with education, the number of teachers and the number of educational establishments were used as inputs; as the output variable of the model, we chose the result in the IDEB. For the multiple regression, the dependent variable used is the Gini Coefficient; the explanatory variables are the efficiency score obtained through the DEA, GDP per capita, social spending as a percentage of GDP and educational level. The results show that 17 states are at the efficiency frontier, and that the average efficiency level was 0.97. It has also been shown that, on average, it is possible to increase the result of the inefficient states by 8%. The coefficients estimated by the multiple regression for the efficiency and education score indicate a negative relationship between the variables and income inequality. On the other hand, for per capita GDP and social spending as a percentage of GDP the ratio is positive.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDespesa pública - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectRenda - Distribuiçãopt_BR
dc.titleGastos públicos em educação : uma análise da eficiência técnica dos estados brasileiros e seu impacto sobre a desigualdade de rendapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrMensurar a eficiência técnica dos serviços prestados pelos entes públicos tem sido alvo de considerável atenção na literatura nacional e internacional. Entretanto, a nível nacional são escassas as tentativas de estabelecer uma relação entre eficiência e desigualdade de renda. Nesse sentido, o presente trabalho propõe calcular a eficiência do gasto público dos estados brasileiros com educação, entre 2005 e 2014, para em seguida verificar o impacto que a medida de eficiência exerce sobre a desigualdade de renda. Para cumprir tal objetivo, utilizase aqui a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA), em conjunto com uma regressão múltipla estimada por Mínimos Quadrados Ordinários. Como variáveis utilizadas para computar a eficiência utilizaram-se como insumos o PIB per capita dos estados, o gasto per capita com educação, o número de professores e o número de estabelecimentos de ensino; como variável de saída do modelo, optou-se pelo resultado no IDEB. Para realização da regressão múltipla, a variável dependente utilizada é o Coeficiente de Gini; as variáveis explicativas são o escore de eficiência obtido através do DEA, o PIB per capita, o gasto social como percentual do PIB e o nível de escolaridade. Os resultados obtidos demonstram que 17 estados estão na fronteira de eficiência, e que o nível de eficiência média foi de 0,97. Mostrou-se também que, na média, é possível aumentar o resultado dos estados ineficientes em 8%. Os coeficientes estimados pela regressão múltipla para o escore de eficiência e escolaridade indicam uma relação negativa entre as variáveis e desigualdade de renda. Por outro lado, para o PIB per capita e o gasto social como percentual do PIB a relação é positiva.pt_BR
Aparece en las colecciones: FINANÇAS - Monografias

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