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dc.contributor.advisorZavam, Aurea Suely-
dc.contributor.authorCosta, Fernanda Maria da Serra-
dc.date.accessioned2018-07-13T15:45:29Z-
dc.date.available2018-07-13T15:45:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA, Fernanda Maria da Serra. A produção escrita de crônicas em sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 194f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33898-
dc.description.abstractThe present work deals with the development of written competence of students of the 9th grade of elementary school, through a didactic sequence applied to the genre chronicles, aiming to provide advances in the writing process. For the theoretical contribution, genre approaches are preferred from the perspective of Bakhtin (2011), Bazerman (2009), Bazerman e Miller (2011) e Marcuschi (2015). The methodology involves an action research, according to Gil's (2008) elucidations. The procedure is based on the application of a didactic sequence, inspired by contributions of Dolz, Noverraz and Schneuwly ([2004] 2013), Swiderski and Costa-Hübes (2009), Lopes-Rossi (2011), Vieira (2005) e Serafini (2003), with a view to learning text production of the genre chronicle under the point of view of writing as a process. Through the activities of reading and writing of chronicles, it is noticed that the students have reflected on the procedures of writer, they have sensitized more their look at the quotidian and have extended the knowledge of their linguistic competence. It is believed that providing learning situations by presenting them not as a burden, but with the grace - despite all the necessary pedagogical investment - that writing can have, thus ensuring that students finish elementary school having the opportunity to prepare texts according to their right to be proficient in their mother language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectWritten productionpt_BR
dc.subjectGenrespt_BR
dc.titleA produção escrita de crônicas em sala de aula do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho versa sobre o desenvolvimento da competência escrita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática aplicada ao gênero crônica, visando proporcionar avanços no processo de redigir. Para o aporte teórico, dá-se preferência às abordagens de gênero na perspectiva de Bakhtin (2011), Bazerman (2009), Bazerman e Miller (2011) e Marcuschi (2015). A metodologia envolve uma pesquisa-ação, conforme elucidações de Gil (2008). O procedimento se dá pela aplicação de uma sequência didática inspirada em contribuições de Dolz, Noverraz e Schneuwly ([2004] 2013), Swiderski e Costa-Hübes (2009), Lopes-Rossi (2011), Vieira (2005) e Serafini (2003), com vista ao aprendizado de produção de texto do gênero crônica sob a ótica da escrita como processo. Por meio das atividades de leitura e escrita de crônicas, percebe-se que os alunos refletiram sobre os procedimentos de escritor, sensibilizaram mais o seu olhar para o cotidiano e ampliaram o conhecimento de sua competência linguística. Acredita-se que propiciar situações de aprendizagem apresentando-as não como um fardo, mas com a graça – apesar do necessário investimento pedagógico – que a escrita pode vir a ter, garante, assim, que os alunos concluam o Ensino Fundamental tendo a oportunidade de elaborar textos consoantes ao seu direito de serem proficientes em sua língua materna.pt_BR
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