Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33875
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga | - |
dc.contributor.author | Bandeira, Edvania Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-13T10:13:24Z | - |
dc.date.available | 2018-07-13T10:13:24Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BANDEIRA, Edvania Ferreira. Aprendizagem de língua materna: o gênero conto no desenvolvimento de capacidades para a leitura. 2018. 201f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33875 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capacidades de leitura | pt_BR |
dc.subject | Mecanismos enunciativos | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Compétences en lecture | pt_BR |
dc.subject | Mécanismes énonciatifs | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de língua materna: o gênero conto no desenvolvimento de capacidades para a leitura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem como tema a promoção da aprendizagem de língua materna através do desenvolvimento de capacidades para a leitura que favoreçam o letramento literário. A pertinência de tal objeto se justifica pela necessidade de se promoverem práticas escolares que consigam aliar a leitura à reflexão geradora de construção de sentidos nos textos presentes em diferentes esferas sociais, incluindo-se o texto literário, com o intuito de superar as dificuldades inerentes ao processo de ler de maneira crítica. Para tal investigação, respaldou-se no aporte teórico-metodológico da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e desenvolveu-se uma proposta de intervenção em que o principal objeto de análise envolveu a habilidade de identificar, a partir da leitura de contos de Clarice Lispector, os contextos de produção e os mecanismos enunciativos, a saber, as vozes e as modalizações, levando em conta a representação dos papeis sociais assumidos pelos personagens à luz do quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) proposto por Bronckart (2009), além das contribuições de Braggio (1992) quanto às concepções de leitura historicamente construídas. A investigação foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce e contou com a participação direta da professora-pesquisadora e dos alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da referida instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como procedimento metodológico uma adaptação para a leitura do modelo de Sequência Didática (SD) proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), além das etapas de uma aula comunicativa de leitura sugeridas por Cicurel (1991) e redefinidas por Leurquin (2014), e de algumas observações propostas por Cosson (2009) no tocante ao letramento literário. Na análise dos resultados, optou-se pelas técnicas de observação, descrição e análise reflexiva dos dados coletados a partir de material didático desenvolvido pela pesquisadora. A apreciação dos dados permitiu que fossem identificadas evoluções na compreensão de todos os níveis do folhado textual proposto pela teoria do ISD, em especial, das vozes e das modalizações presentes nos textos favorecendo, assim, uma melhor interpretação textual e o desenvolvimento crítico do leitor. Observou-se também o interesse dos estudantes pela prática da leitura literária a partir de um modelo de aula sistematizado e mediado pelo professor, proporcionando o desenvolvimento de outras práticas, como a oralidade, a escrita e as expressões artísticas. O trabalho foi válido também no sentido de haver permitido à pesquisadora refletir teoricamente sobre o seu agir profissional. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Cette recherche a pour thème la promotion de l'apprentissage de la langue maternelle à travers le développement de compétences en lecture favorisant l'alphabétisation littéraire. La pertinence d'un tel objet est justifiée par la nécessité de promouvoir des pratiques scolaires qui combinent la lecture avec la réflexion génèratrice du sens dans les textes présents dans différentes sphères sociales, y compris le texte littéraire, afin de surmonter les difficultés inhérentes à processus de lecture critique. Cette investigation, elle s’est soutenue sur la contribution théorique-méthodologique de la recherche-action (THIOLLENT, 2011) et a été développée une proposition d'intervention dans laquelle l'objet principal d'analyse impliquait la capacité à identifier, à partir de la lecture de contes par Clarice Lispector, les contextes de production et les mécanismes énonciatifs, à savoir les voix et les modalisations, prenant en compte la représentation des rôles sociaux assumés par les personnages à la lumière du cadre théorique de l'Interactionnisme Sociodiscursif proposé par Bronckart (2009), en plus des contributions de Braggio (1992) à propos des conceptions historiquement construites de la lecture. L'enquête a été menée dans une école municipale de Fortaleza-CE et comprenait la participation directe de l'enseignant-chercheuse et des étudiants dans une classe de 8e année de l'école élémentaire de cette institution. Pour le développement de la recherche, il a été utilisé comme procédure méthodologique une adaptation pour la lecture du modèle de séquence didactique proposé par Dolz, Noverraz et Schneuwly (2004), et les étapes d'une classe de lecture communicative suggérées par Cicurel (1991) et redefinies par Leurquin (2014), et quelques notes proposées par Cosson (2009) concernant la littératie littéraire. Dans l'analyse des résultats, on a opté pour les techniques d'observation, de description et d'analyse réflexive des données collectées à partir du matériel didactique développé par la chercheuse. L'analyse des données a permis d'identifier des évolutions dans la compréhension de tous les niveaux du manuel proposé par la théorie ISD, notamment les voix et les modalisations présentes dans les textes favorisant ainsi une meilleure interprétation textuelle et le développement critique du lecteur. L'intérêt des élèves pour la pratique de la lecture littéraire a également été observé à partir d'un modèle de salle de classe systématisé et médiatisé par l'enseignant, fournissant le développement d'autres pratiques telles que l'oralité, l'écriture et les expressions artistiques. Le travail était également valable dans la mesure où il permettait au chercheur de réfléchir théoriquement sur son action professionnelle. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_efbandeira.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.