Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33652
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSousa, Oscarina Viana de-
dc.contributor.authorBarbosa Neto, José Gabriel-
dc.date.accessioned2018-07-09T17:55:32Z-
dc.date.available2018-07-09T17:55:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBARBOSA NETO, J. G. Comunidades Costeiras na prática da Educação Ambiental: um estudo de caso na Prainha do Canto Verde, Ceará, Nordeste do Brasil. Fortaleza, 2014. 46 f. Monografia (Graduação em Oceanografia) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33652-
dc.description.abstractThe Ecoeducation consists of one of the most challenging proposals of this century as it aims at the construction of citizenship without forgetting the individual and collective responsibilities for maintaining balanced environment. This study sought to extract some information about the environmental perception of students of the School Bom Jesus dos Navegantes Coast Community Prainha do Canto Verde. And from that, develop some form of strategic contribution to the Ecoeducational process that is developed daily by the school teachers and their parents. 64 questionnaires were applied to students of Elementary School I and II, containing 19 questions divided into subjective and objective spaces on socioeconomic and environmental issues. According to the results, we could notice that the children showed an understanding of the cultural and environmental social consequences to the environment in which they live is polluted. Considering the school as a generator center of multipliers able to play for the rest of the community everything they learn about preserving the natural environment, it is strategic to apply the concept Ecoeducational through play activities to children in order to contribute to the strengthening of a conscious and sustainable society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências do Marpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectComunidades costeiraspt_BR
dc.subjectPrainha do Canto Verde - Fortaleza/CEpt_BR
dc.titleComunidades Costeiras na prática da Educação Ambiental: um estudo de caso na Prainha do Canto Verde, Ceará, Nordeste do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorMendonça, Kamila Vieira de-
dc.description.abstract-ptbrA Ecoeducação consiste em uma das propostas mais desafiadoras do atual século, uma vez que visa a construção da cidadania sem esquecer-se das responsabilidades individuais e coletivas para manutenção de ambiente equilibrado. Esse estudo procurou extrair algumas informações acerca da percepção ambiental de estudantes da Escola Municipal Bom Jesus dos Navegantes da Comunidade Costeira da Prainha do Canto Verde. E a partir disso, desenvolver alguma forma estratégica de contribuição para o processo ecopedagógico que é desenvolvido diariamente pelos professores da Escola e por seus pais. Foram aplicados 64 questionários sobre estudantes do Ensino Fundamental I e II, contendo 19 perguntas divididas em espaços subjetivos e objetivos sobre questões socioeconômicas e socioambientais. De acordo com os resultados obtidos, pôde-se perceber que as crianças apresentaram um entendimento das consequências sociais, culturais e ambientais se o ambiente em que estão inseridos for poluído. Considerando a escola como um centro gerador de agentes multiplicadores capazes de reproduzir para o restante da comunidade tudo o que aprendem sobre preservação do ambiente natural, é estratégico se aplicar o conceito ecopedagógico por meio de atividades lúdicas às crianças a fim de contribuir para o fortalecimento de uma sociedade consciente e sustentável.pt_BR
Aparece en las colecciones: OCEANOGRAFIA - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_jgbarbosaneto.pdf8,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.