Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33514
Tipo: | TCC |
Título : | Violência no trânsito & acidentes de motocicletas: a importância da fiscalização e educação na prevenção e redução da morbimortalidade de motociclistas |
Autor : | Alencar, Pedrina Antônia Alves de Oliveira Arrais |
Tutor: | Alencar, Victor Hugo Medeiros |
Palabras clave : | Acidentes de trânsito;Segurança de trânsito;Motociclistas |
Fecha de publicación : | 2006 |
Citación : | ALENCAR, P. A. A. O. A. (2006) |
Resumen en portugués brasileño: | Como uma pesquisa bibliográfica e documental, esta monografia focaliza os acidentes de motocicletas no contexto geral da violência urbana. O acidente de trânsito, como uma forma de violência, não é um fenômeno do acaso, uma fatalidade, que depende da sorte ou azar da vítima. Concebe-se o acidente de trânsito como um fenômeno social, previsível e evitável, através de medidas repressivas (fiscalização) e sócioeducativas. Nesse sentido, a busca de redução e prevenção dos altos índices de morbimortalidade de motociclistas não pode ser desvinculado de suas condições socioeconômicas. O crescimento extraordinário da frota de motocicleta e a emergência de categorias como mototaxis e motoboys, tornam crescentes e cada vez mais graves os acidentes envolvendo motociclistas, que em geral se constitui de indivíduos do sexo masculino, jovem e de baixa escolaridade. No caso particular do Ceará a situação é ainda mais preocupante, pois nas cidades do interior do Estado as motocicletas já respondem pela maioria dos veículos em circulação no trânsito. Urge, assim, que os órgãos de trânsito federal, estadual e municipais, fiscalizem e desenvolvam ações educativasvisandocoibir certas infrações, como é caso do não uso de capacete de segurança. Trata-se de uma ação preventiva simples, de baixo custo, mas de efeitos imediatos e positivos nos índices de morbimortalidade por acidentes de trânsito. |
Abstract: | As a bibliographical, documental research, this document puts the focus on accidents envolving motorcycles in the overall context of urban violence. The traffic accident, seen as violence, is not a hazardous fenomenon. A fatality which depends on the victim's good or bad luck. It is conceived as a predictable, avoidable social fenomenon if repressive (watching), socio-educative measures are taken. In this respect, a search for reduction and prevention of elevated indexes of morbimortality of motorcycle riders may not be parted from its socioeconomical conditions. The extraordinary growth of the motorcycle fleet and the rising of worker categories like mototaxis and motoboys, makes the number of accidents envolving motorcycles grow more and more. Most of these victims are of male sex, young and of low scooling level. In the case of Ceara, the situation is still more worrying, since in hinterland cities motorcycles already come up as a major means of transportation. Therefore, it is urgent that federal, state and muinicipal traffic authorities take care and develop educational actions aiming at reducing infractions such as the non utilization of the helmet. This is a simple preventive action of low cost which produces immediate, positive impact on the indexes of morbimortality of the traffic accidents. |
Descripción : | ALENCAR, Pedrina Antônia Alves de Oliveira Arrais. Violência no trânsito & acidentes de motocicletas: a importância da fiscalização e educação na prevenção e redução da morbimortalidade de motociclistas. 2006. 43 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33514 |
Aparece en las colecciones: | DIREITO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_tcc_paaoaalencar.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.