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Tipo: TCC
Título: Processos criativos de moda e sua relação com a sustentabilidade: um estudo sobre Lindebergue Fernandes
Título em inglês: Creative fashion processes and their relation with sustainability: a study about Lindebergue Fernandes
Autor(es): Araújo, Belchior José Rocha
Orientador: Medeiros, Manuela Fátima Paula de
Palavras-chave: Criatividade.;Sustentabilidade.;Lindebergue Fernandes.
Data do documento: 2018
Citação: ARAÚJO, Belchior José Rocha. Processos criativos de moda e sua relação com a sustentabilidade: um estudo sobre Lindebergue Fernandes. 2018. 89 f. Monografia (Graduação em Design-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O presente trabalho discute os processos criativos na moda e sua relação com a sustentabilidade e o reaproveitamento têxtil no trabalho de Lindebergue Fernandes. O estilista é conhecido nacionalmente por suas criações de moda cheias de simbolismos e traços regionais. Ele também desempenha funções artístico-projetuais em seu trabalho criativo, apresentando um processo criativo específico e direcionado para a reutilização e ressignificação de materiais têxteis e não têxteis junto à Adelita Monteiro, sua assistente e amiga. O objetivo desta pesquisa foi compreender o processo criativo do estilista Lindebergue Fernandes e o reaproveitamento de materiais dentro de seu processo criativo de moda, bem como a aplicabilidade disto no seu contexto artístico. Para tal, bases teóricas acerca de processos de criação, sustentabilidade e moda foram usadas a fim de analisar uma de suas coleções, apresentada em 2016 no evento de moda autoral Dragão Fashion Brasil. Como passos metodológicos, foram feitos levantamentos de dados digitais e físicos (fotos e vídeos oficiais do evento, registros dos esboços iniciais e fotos de algumas peças desfiladas), antes e durante a entrevista realizada com o próprio estilista e sua assistente. A partir disso, foram analisadas composições apresentadas na passarela e relacionadas a seus respectivos esboços iniciais, para que o caminho não-linear de sua criação fosse reconstituído através destas imagens e do discurso do estilista. Como resultados, foi constatado que o reaproveitamento e a ressignificação de materiais na coleção analisada foram etapas inerentes ao estilista e à equipe de criação para diminuir os investimentos financeiros e os impactos ecológicos da coleção.
Abstract: The present work discusses the creative processes in fashion and its relation with the sustainability and the textile reutilization in the work of Lindebergue Fernandes. The designer is nationally known for his fashion creations full of symbolism and regional traits. He also performs artistic-design functions in his creative work, presenting a specific creative process directed to the re-use and re-signification of textile and non-textile materials with Adelita Monteiro, his assistant and friend. The objective of this research was to understand the creative process of Lindebergue Fernandes and the reuse of materials within his creative fashion process, as well as the applicability of this in his artistic context. To this end, theoretical bases on creation, sustainability and fashion were used in order to analyze one of its collections, presented in 2016 at the fashion event Dragon Fashion Brazil. As methodological steps, digital and physical data (official photos and videos of the event, records of the initial sketches and photos of some pieces of clothing) were collected before and during the interview with the designer and his assistant. From this, compositions presented on the catwalk and their respective initial sketches were compared and analyzed, so that the non-linear path of their creation was reconstituted through these images and the designer's speech. As results, it was verified that the reuse and re-signification of materials in the collection were inherent steps for the designer and the creative team to reduce the financial investments and the ecological impacts of the collection.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33361
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