Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, João Miguel Diógenes de Araújo-
dc.date.accessioned2018-06-28T19:19:36Z-
dc.date.available2018-06-28T19:19:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRICHARD, Alain-Martin. Quando o espetacular desaparece no desejo do outro. Tradução de: LIMA, João Miguel Diógenes de Araújo. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 18-26, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33298-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes-
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectRamificações sociais, urbanas, econômicaspt_BR
dc.titleQuando o espetacular desaparece no desejo do outropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA manoeuvre artística é para ser conduzida em espaço público. Devemos recordar, já desde o início, que as ramificações sociais, urbanas, econômicas, estéticas e até mesmo éticas desse desejo de envolver o espaço público têm coexistido há muito tempo com a arte convencional e institucional. As manoeuvres, que tomam como base uma vontade de se liberar da arte preservada e validada de museus e galerias, brotaram praticamente por todo o Québec como parte de uma tendência da arte a transbordar na participação e na festividade do espírito comunitário e coletivo dos anos 60 e 70. Numa breve genealogia, dever-se-ia mencionar que muitos projetos de action art com intenções similares à manoeuvre podem ser encontrados nos anos 80. O que tais projetos tinham em comum era que se desenrolavam em espaços abertos, onde atividades cotidianas eram realizadas, para além daqueles lugares reservados para a arte. Questionavam, assim, o status do “objeto artístico” por meio de manoeuvres – por operações envolvendo intrusão social, interferência nas práticas normais e um redirecionamento do curso da vida cotidiana, em que a importância está no processo e na experiência estética, como formas de agitar as coisas. A arte se tornou parte de uma dinâmica de fluxo; sem um objeto acabado, seria relegada ao nível de um artefato a ser lembrado, se ao menos continuasse a existir. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jmdalima2.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.