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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, João Miguel Diógenes de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-28T19:19:36Z | - |
dc.date.available | 2018-06-28T19:19:36Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RICHARD, Alain-Martin. Quando o espetacular desaparece no desejo do outro. Tradução de: LIMA, João Miguel Diógenes de Araújo. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 18-26, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-5491 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33298 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes | - |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Espaço público | pt_BR |
dc.subject | Ramificações sociais, urbanas, econômicas | pt_BR |
dc.title | Quando o espetacular desaparece no desejo do outro | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A manoeuvre artística é para ser conduzida em espaço público. Devemos recordar, já desde o início, que as ramificações sociais, urbanas, econômicas, estéticas e até mesmo éticas desse desejo de envolver o espaço público têm coexistido há muito tempo com a arte convencional e institucional. As manoeuvres, que tomam como base uma vontade de se liberar da arte preservada e validada de museus e galerias, brotaram praticamente por todo o Québec como parte de uma tendência da arte a transbordar na participação e na festividade do espírito comunitário e coletivo dos anos 60 e 70. Numa breve genealogia, dever-se-ia mencionar que muitos projetos de action art com intenções similares à manoeuvre podem ser encontrados nos anos 80. O que tais projetos tinham em comum era que se desenrolavam em espaços abertos, onde atividades cotidianas eram realizadas, para além daqueles lugares reservados para a arte. Questionavam, assim, o status do “objeto artístico” por meio de manoeuvres – por operações envolvendo intrusão social, interferência nas práticas normais e um redirecionamento do curso da vida cotidiana, em que a importância está no processo e na experiência estética, como formas de agitar as coisas. A arte se tornou parte de uma dinâmica de fluxo; sem um objeto acabado, seria relegada ao nível de um artefato a ser lembrado, se ao menos continuasse a existir. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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