Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33297
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, João Miguel Diógenes de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-28T19:13:37Z | - |
dc.date.available | 2018-06-28T19:13:37Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RICHARD, Alain-Martin. Arte como não lugar. Tradução de: LIMA, João Miguel Diógenes de Araújo. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 5-17, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-5491 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33297 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes | - |
dc.subject | Mobilias | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.title | Arte como não lugar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Começa com uma pintura num cavalete. Não sabia naquele momento que era uma cópia, mas isso não importa. O que me intrigou primeiramente foram as duas massas de cor – o amarelo a contrastar com o azul –, e então, aquelas mesas e cadeiras dispostas do lado de fora de um café. A perspectiva é “irrealista”. Essa distorção da mobília, apesar de familiar, não corresponde a o que um garoto de sete anos sabe sobre mesas e cadeiras, mesmo que elas estejam do lado de fora de um café em um país exótico. Em Beattyville, na região de Abitibi, no Québec, florestas virgens ainda circundam a pequena cidade madeireira, e o som de serraria se mistura com o estrondo das corredeiras – apenas natureza em conflito com a engenhosidade humana. E então havia o ateliê do meu irmão mais velho no porão da casa da família, um local incrível que cheirava à tinta e aguarrás, com prateleiras cheias de livros de arte. Esse foi meu primeiro contato com a arte. Claro, outros objetos singulares marcaram minhas perambulações dentro da nossa casa de três andares no meio da floresta, mas nenhum havia até então contradito meu entendimento das coisas deste mundo – pelo contrário, esses objetos eram uma coerente descrição do entendimento que eu tinha. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_jmdalima.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.