Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240
Tipo: Artigo de Evento
Título: O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
Autor(es): Barros, Camila Ellert Dal Castel
Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
Palavras-chave: Ensino de Química;Ensino Médio;Instrucionismo
Data do documento: 2017
Citação: Barros, C. E. D. C.; Lima, L.; Loureiro, R. C. (2017)
Resumo: No Ensino de Química, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) surgecomo meio de atrair os jovens facilitando o processo de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho tem por objetivo analisar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de Substâncias Puras e Misturas com estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A pesquisa, caracterizada como Estudo de Caso qualitativo, divide-se em três estágios: planejamento, coleta e análise de dados. No 1º estágio foram preparados os materiais e equipamentos para coleta de dados. No 2º estágio foram desenvolvidas duas aulas intituladas “Água e Sociedade”, com o auxílio das Tecnologias Digitais através das abordagens instrucionista e construcionista durante a disciplina Tecnodocência, no semestre 2015.1, na Universidade Federal do Ceará. As aulas foram videogravadas e ocorreram em três etapas. Na primeira, procurou-se verificar os conhecimentos prévios e fazer a contextualização através de um vídeo. Na segunda, trabalharam-se, por meio de slides, as definições de Substâncias Puras e Misturas, e os processos de Ciclo e de Tratamento da Água. Na terceira, os discentes foram avaliados por meio da elaboração de um Laudo Técnico usando ferramentas de edição de textos e planilhas. No 3º estágio foi realizada uma análise comparativa dos instrumentos de coleta, o Plano de Aula, a videogravação das aulas e os Laudos Técnicos produzidos, destacando-se os pontos favoráveis e desfavoráveis de cada abordagem. Apesar de proporcionarem maior integração entre o saber científico e as vivências dos estudantes por meio da situação-problema utilizada, de aproximarem os três aspectos fundamentais da Química, diminuindo a abstração dos conceitos, como no uso instrucionista que permitiu a visualização de diferentes Misturas, evidenciaram-se dificuldades referentes à dispersão e ao pouco conhecimento dos discentes acerca dos softwares no emprego construcionista das tecnologias digitais.
Descrição: BARROS, Camila Ellert Dal Castel; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais:conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 18529-18543.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240
ISSN: 2176-1396
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_cedcbarrosllimarcloureiro.pdf233,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.