Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pacheco, Jorge Tércio Soares | - |
dc.contributor.author | Bernardino, Cibele Gadelha | - |
dc.contributor.author | Freitas, Tatiane Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-27T14:50:25Z | - |
dc.date.available | 2018-06-27T14:50:25Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Pacheco, J. T. S.; Bernardino, C. G.; Freitas, T. L. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33224 | - |
dc.description | PACHECO, Jorge Tércio Soares; BERNARDINO, Cibele Gadelha; FREITAS, Tatiane Lima de. Um estudo sociorretórico da Seção de Conclusão em Artigos Originais da cultura disciplinar da área de nutrição. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 119-139, jan./abr. 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents a socio-theoretical proposal for the Conclusion section in original academic articles in the disciplinary culture of area of Nutrition, understanding how this specific area builds the said section of the genre. As theoretical support, we rely on the theoretical-methodological assumptions of Swales (1990) regarding the academic genres and the rhetorical configuration models proposed by Nwogu (1997) and Costa (2015) for articles in the area of Medicine. For the description of the area, we are based on the concept of Hyland (2000) on disciplinary culture. Our research is an exploratory-descriptive study, with a qualitative and quantitative basis, with a corpus of thirty copies of the original academic article in the area of Nutrition, also distributed in six periodicals of relevance to the study area. According to the analysis, the Conclusion section is characterized by highlighting the main results and indicating the practical implications that the research may enable to knowledge in the area. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artigo acadêmico original | pt_BR |
dc.subject | Seção de Conclusão | pt_BR |
dc.subject | Cultura disciplinar | pt_BR |
dc.subject | Área de Nutrição | pt_BR |
dc.title | Um estudo sociorretórico da Seção de Conclusão em Artigos Originais da cultura disciplinar da área de nutrição | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo apresenta uma proposta sociorretórica para a seção de Conclusão em artigos acadêmicos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição, compreendendo como essa área específica constrói a referida seção do gênero. Como sustentação teórica, nós nos apoiamos nos pressupostos teórico-metodológicos de Swales (1990) no que se refere aos gêneros acadêmicos e nos modelos de configuração retórica propostos por Nwogu (1997) e Costa (2015) para artigos na área de Medicina. Para a descrição da área, fundamentamo-nos no conceito de Hyland (2000) sobre cultura disciplinar. Nossa pesquisa constitui um estudo exploratório-descritivo, de base qualitativa e quantitativa, dispondo de um corpus de trinta exemplares do gênero artigo acadêmico original na área de Nutrição, igualmente, distribuídos em seis periódicos de relevância para a área em estudo. Conforme a análise, a seção de Conclusão caracteriza-se por destacar os principais resultados e indicar as implicações práticas que a pesquisa poderá possibilitar ao conhecimento na área. | pt_BR |
dc.title.en | A socio-rethorical study of Section Conclusion in Original Articles of the nutrition area’s disciplinary culture | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_jtspachecocgbernardino.pdf | 210,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.