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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3313
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Linhares Filho, José | - |
dc.contributor.author | Mourão, Carlos Antonio Fontenele | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-18T13:23:59Z | - |
dc.date.available | 2012-07-18T13:23:59Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | MOURÃO, Carlos Antonio Fontenele. O orfismo em O país dos Mourões. 2006. 103f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3313 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Literatura Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Gerardo Mourão | pt_BR |
dc.subject | Os Peãs | pt_BR |
dc.subject | Orfismo | pt_BR |
dc.subject | O país dos Mourões | pt_BR |
dc.subject | Mourão,Gerardo Mello,1917-2007.O país dos Mourões - Crítica e Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Orfeu(Mitologia grega) na Literatura | pt_BR |
dc.subject | Gerardo Mourão | pt_BR |
dc.subject | The Peãs | pt_BR |
dc.subject | Orfism | pt_BR |
dc.title | O Orfismo em O País dos Mourões | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho pretende ser um estudo hermenêutico acerca da obra O País dos Mourões, primeiro livro de uma trilogia intitulada Os Peãs, cujo autor é o cearense Gerardo Mello Mourão. Para tanto, escolhemos a observação de um aspecto que evidencia a larga aproximação da obra do autor com o universo mitológico grego: a presença do Orfismo, revelado no poema pelo alcance lírico presente no estilo próprio de sua escrita épica. A figura da musa surge no estudo como um elemento chave que possibilita enxergarmos o memorialismo nesse transcurso órfico empreendido em todo o poema, sendo assim o fio condutor capaz de promover a junção entre aspectos aparentemente tão díspares: o humano e o divino, o eterno e o efêmero, o individual e o universal... Aspectos estes que se transportam mesmo para o plano estético da obra, que termina por ser um mosaico onde se coadunam o poético e o prosaico, bem como o inventivo e o documental. Há ainda nesse trabalho a apreciação do caráter filosófico influenciador da geração em que se insere o autor: é a forte carga existencialista, por onde vemos um forte traço de união com o aspecto órfico da escritura gerardiana, já que o caminho da Grécia, a viagem metafórica de ressurreição empreendida alegoricamente pelo autor, é ao mesmo tempo o caminho do encontro com a angústia ontológica e a libertação do ser. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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