Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33071
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza
Autor(es): Sousa, Aline Pinheiro de
Assunção, Sâmia Ketley Guerra
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Palavras-chave: Educação Infantil;Proposta pedagógica;Promoção da saúde
Data do documento: 2013
Citação: SOUSA, Aline Pinheiro de; ASSUNÇÃO, Sâmia Ketley Guerra; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 25292-25302.
Resumo: Este relato de experiência originou-se da disciplina obrigatória “Propostas Pedagógicas e Práticas de Educação Infantil”, ofertada no quinto semestre letivo do curso de Pedagogia diurno, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir de uma atividade que visou analisar propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade. Neste sentido, o presente texto visa apresentar algumas considerações sobre a proposta pedagógica e sobre a Dimensão “Promoção da saúde”, dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009a), destacando, especialmente, os Indicadores “Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças” e “Segurança”, em três instituições que oferecem Educação Infantil, no município de Fortaleza. Foi realizada uma visita coletiva, sob a supervisão da monitora e da professora responsáveis pela disciplina, em cada instituição. Na ocasião, a coordenadora apresentou dados gerais acerca da proposta pedagógica, respondeu a perguntas sobre aspectos relacionados à Dimensão enfocada e oportunizou a visita aos ambientes destinados a Educação Infantil. De acordo com as informações coletadas, nas instituições visitadas, pode-se afirmar: 1) As três instituições possuem proposta pedagógica sistematizada em forma de documento; 2) A organização do ambiente e dos materiais parece adequada à promoção do desenvolvimento das crianças nas três instituições; 3) Os procedimentos a serem adotados em caso de acidente com alguma criança são conhecidos por todos os profissionais das instituições - comunicar aos pais, acionar a assistência médica conveniada com a instituição e prestar os primeiros socorros; 4) No que se refere à alimentação, todas dispõem de um cardápio nutricional variado e rico, 25293 elaborado por uma nutricionista ou por uma economista doméstica, de acordo com as necessidades das crianças.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33071
ISSN: 2176-1396
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_apsousaskgassuncaorcacruz.pdf136,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.