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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Sérgio Aquino de-
dc.contributor.authorMonteiro, Alexandra Pedrosa-
dc.date.accessioned2018-06-15T17:25:30Z-
dc.date.available2018-06-15T17:25:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Alexandra Pedrosa. Efeito competitivo da Heineken no mercado de cerveja brasileiro. 2013. 35 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32923-
dc.description.abstractThis monograph aims to study the impact of Kaiser / Heineken beer in the Brazilian market. The Brazilian beer market is dominated by four large companies: AmBev, Brazil Kirin, Heineken and Petropolis. To analyze this impact, a study of the decline of this market was made through the Herfindahl - Hirschman Index (HHI) index and using the Lerner index to assess market power. The model adopted was Cournot, which relates Lerner index with HHI and elasticity. To analyze the isolated effect of the presence of the Kaiser / Heineken, was made a counterfactual, which simulates the market without the presence of this company. With the presence of the Kaiser / Heineken, based on the last year, 2012, found that there was a decrease of 884,32 points in the HHI and a decrease of 15,03% of market power.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCerveja - Indústria - Brasilpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectOligopoliospt_BR
dc.titleEfeito competitivo da Heineken no mercado de cerveja brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia tem como objetivo estudar o impacto da Kaiser / Heineken no mercado de cerveja brasileiro. O mercado de cerveja brasileiro é dominado por quatro grandes empresas: Ambev, Brasil Kirin, Petrópolis e Heineken. Para analisar esse impacto foi feito um estudo da evolução da concentração desse mercado através do índice de Herfindahl - Hirschman Index (HHI) e utilizamos o índice de Lerner para avaliar o poder de mercado. O modelo adotado foi o de Cournot, o qual relaciona índice de Lerner com HHI e elasticidade. Para analisar o efeito isolado da presença da Kaiser / Heineken, foi feito um contrafactual, que simula o mercado sem a presença dessa empresa. Com a presença da Kaiser / Heineken, tomando como base o último ano, 2012, encontramos que houve uma redução de 884,32 pontos no HHI e uma redução de 15,03% de poder de mercado.pt_BR
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