Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Kellen Cristina Vilhena | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria Valdenia dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-13T22:12:39Z | - |
dc.date.available | 2018-06-13T22:12:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, M. V. Construção de conceitos físicos a partir dos saberes populares: uma experiência com o fenômeno da chuva. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32872 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento popular | pt_BR |
dc.subject | Chuva | pt_BR |
dc.title | Construção de conceitos físicos a partir dos saberes populares: uma experiência com o fenômeno da chuva | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo analisar o ensino de Física a partir dos conhecimentos populares e avaliar a importância da utilização da construção de experimentos em sala de aula para alunos do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública, localizada na Cidade de Brejo Santo no Estado do Ceará. Para a exploração do conhecimento popular, investigou-se o fenômeno da chuva e as considerações dos profetas de chuva. Sendo assim, o levantamento das informações visa uma simplificação da Física, aproximando-a do cotidiano dos alunos. Já o uso da prática com o experimento contribui como uma possível ferramenta a ser agregada às práticas pedagógicas a fim de elevar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Ocorreu ainda aplicação de questionários, para medir o grau de interesse desses alunos pelo ensino de Física e a forma como a mesma é apresentada em sala de aula. O diagnóstico comprovou que os alunos têm uma preferencia por aulas práticas, que estas são pouco utilizadas e que o conhecimento popular merece um papel de destaque. Com isso encontrariam mais facilidade em sanar suas dúvidas e reconhecer a Física como uma ciência importante no desenvolvimento científico e tecnológico do homem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_mvsantos.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.