Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828
Type: Artigo de Periódico
Title: A construção do olhar antropológico na formação docente
Authors: Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Keywords: Antropologia da Educação;Fenômeno dar/assistir aula;Aprendizado
Issue Date: 2016
Publisher: Texto FCC
Citation: Beserra, B. L. R. (2016)
Abstract in Brazilian Portuguese: O projeto apresenta experiência desenvolvida na disciplina Antropologia da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A partir da utilização de recursos da pesquisa antropológica no ensino da disciplina, entre os quais, a observação participante e escrita de diários de campo, produziu-se a desnaturalização do fenômeno “dar/assistir aula” e, em consequência, constatou-se que a metodologia do estranhamento do familiar possibilita não apenas a constituição de uma forma específica de enxergar e lidar com o “outro”, como também de observar-se e lidar consigo próprio. Alcançou-se, assim, o objetivo tanto do aprendizado dos conteúdos da disciplina, como da reflexividade, habilidade indispensável a toda formação docente, particularmente a do futuro professor da educação básica.
Description: BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A construção do olhar antropológico na formação docente. Texto FCC, São Paulo, v. 50, p. 93-121, nov. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828
ISBN: 978-85-60876-10-5
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_blrbeserra.pdf242,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.