Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A construção do olhar antropológico na formação docente |
Authors: | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
Keywords: | Antropologia da Educação;Fenômeno dar/assistir aula;Aprendizado |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Texto FCC |
Citation: | Beserra, B. L. R. (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O projeto apresenta experiência desenvolvida na disciplina Antropologia da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A partir da utilização de recursos da pesquisa antropológica no ensino da disciplina, entre os quais, a observação participante e escrita de diários de campo, produziu-se a desnaturalização do fenômeno “dar/assistir aula” e, em consequência, constatou-se que a metodologia do estranhamento do familiar possibilita não apenas a constituição de uma forma específica de enxergar e lidar com o “outro”, como também de observar-se e lidar consigo próprio. Alcançou-se, assim, o objetivo tanto do aprendizado dos conteúdos da disciplina, como da reflexividade, habilidade indispensável a toda formação docente, particularmente a do futuro professor da educação básica. |
Description: | BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A construção do olhar antropológico na formação docente. Texto FCC, São Paulo, v. 50, p. 93-121, nov. 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828 |
ISBN: | 978-85-60876-10-5 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_art_blrbeserra.pdf | 242,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.