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dc.contributor.advisorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.contributor.authorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.date.accessioned2012-07-17T12:44:36Z-
dc.date.available2012-07-17T12:44:36Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationGOMES, Valdemarin Coelho. Pensamento complexo e educação para o futuro: entrelaçamentos na teia ideológica do capital. 2010. 201f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3270-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectOntologia Marxianapt_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectPensamento complexopt_BR
dc.subjectEducação para o futuropt_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.subjectComplexidade(Filosofia)pt_BR
dc.subjectMorin,Edgar,1921- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMarx,Karl,1818-1883pt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectCapital(Economia)pt_BR
dc.titlePensamento complexo e educação para o futuro: entrelaçamentos na teia ideológica do capitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA crise na estrutura do capital (Mészáros, 2000) gera tensões em diferentes setores da prática social, impelindo o sistema à busca de mecanismos que restabeleçam seus patamares de acumulação. O campo educacional, tido como inadequado às demandas atuais da “nova ordem mundial”, apresenta-se como um complexo fundamental às disposições ideológicas necessárias à reprodução do sistema. Desse modo, torna-se comum a disseminação de pseudo teorias que ratificam a lógica do capital, a exemplo da teoria da complexidade, nosso objeto de investigação, difundida por Edgar Morin como a perspectiva imperiosa à operacionalização da reforma do pensamento que, para ele, é o urgente desafio a ser enfrentado se almejarmos romper com a pré-história da humanidade. Este trabalho tem como objetivo apontar os encontros ideológicos entre a perspectiva moriniana da Complexidade (pensamento complexo) e a formação da sociabilidade exigida pelo capital atualmente, que tem no projeto de educação para o futuro um de seus artifícios nucleares. Tal projeto, liderado por organismos a serviço da reprodução da ordem vigente, entre eles o Banco Mundial e a UNESCO, é legitimado através de eventos de âmbito global e da adoção de teorizações que corroboram, de uma forma ou de outra, com as determinações por eles fixadas. Ao confrontarmos o ideário reformista de Morin com os objetivos postos em curso pelo capital, concluímos que as proposições do autor francês são uma importante contribuição aos anseios burgueses, tanto pela supressão da contradição inconciliável entre trabalho e capital que resulta na presente condição da sociedade de classes, a qual impede a verdadeira história do mundo dos homens, quanto pelo fato da proposta de Morin não ultrapassar, sob qualquer aspecto, os limites permitidos pela lógica da produção de mercadorias, sendo esta, diga-se de passagem, o vetor primário da fragmentação do conhecimento por ele mesmo criticada. Disso decorre que o ideário moriniano situa-se no campo das teorizações que apontam para a possibilidade de humanização do capital, o que tem se mostrado uma preciosa mistificação (Mészáros, 2009). Nossa análise trouxe como fundamentação teórica a ontologia marxiana-lukacsiana, apontando, por essa via, que a emergência da autêntica humanidade só é possível mediante a completa superação da ordem do capital, horizonte em direção ao qual a reforma do pensamento alardeada por Morin é incapaz de nos fazer caminhar.pt_BR
dc.title.enComplex thought and education for the future: interlacements in the ideological web of the capitalpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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