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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Estelina Souto do | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-06T19:03:59Z | - |
dc.date.available | 2018-06-06T19:03:59Z | - |
dc.date.issued | 1993 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento, E. S.; Masini, E. A. F. S.; Maffesolli, M. (1993) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32664 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Estelina Souto do. O cotidiano em saúde-doença de crianças escolares. 1993. 130f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da USP, Curso de Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), 1993. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sociologia compreensiva | pt_BR |
dc.subject | Doença-reconstrução | pt_BR |
dc.subject | Saúde-doença | pt_BR |
dc.subject | Doença-desnaturação | pt_BR |
dc.subject | Doença infectocontagiosa | pt_BR |
dc.title | O cotidiano em saúde-doença de crianças escolares | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Maffesolli, Michel | - |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho, cujo ponto de partida são as inquietações da pesquisadora no que se refere a educação e a saúde, é o resultado de vivências e reflexões de ser no mundo com os outros. Consiste na busca de compreensão do significado do fenômeno saúde-doença a partir da vivência de crianças escolares no cotidiano. A trajetória proposta levou à interação da pesquisadora com nove crianças de uma creche de Belo Horizonte, a qual deu origem aos relatos escritos que possibilitaram o desvelamento do fenômeno. Nesse percurso, foi utilizada a sociologia compreensiva, tendo como referenciais Alfred Schütz e Michel Maffesoli. O percorrer do caminho em direção à compreensão do fenômeno foi estruturado em sete capítulos: o primeiro relata as dúvidas, as inquietações e os caminhos percorridos pela pesquisadora e a articulação desse caminhar com a proposta de investigação; no segundo capítulo, são apresentadas as idéias que fundamental a reconstrução da trajetória que levou à compreensão do fenômeno; o capítulo terceiro consiste no relato da interação da pesquisadora com as nove crianças do estudo; os capítulos cinco e seis compõem-se da análise compreensiva realizada. Inicialmente, é focalizado o fenômeno-doença; a partir daí, são analisadas as formas de interação das crianças; o último capítulo busca uma síntese das reflexões realizadas e a reabertura de outros caminhos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEE - Teses defendidas em outras instituições |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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