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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMasini, Elcie Aparecida Fortes Salzano-
dc.contributor.authorNascimento, Estelina Souto do-
dc.date.accessioned2018-06-06T19:03:59Z-
dc.date.available2018-06-06T19:03:59Z-
dc.date.issued1993-
dc.identifier.citationNascimento, E. S.; Masini, E. A. F. S.; Maffesolli, M. (1993)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32664-
dc.descriptionNASCIMENTO, Estelina Souto do. O cotidiano em saúde-doença de crianças escolares. 1993. 130f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da USP, Curso de Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), 1993.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSociologia compreensivapt_BR
dc.subjectDoença-reconstruçãopt_BR
dc.subjectSaúde-doençapt_BR
dc.subjectDoença-desnaturaçãopt_BR
dc.subjectDoença infectocontagiosapt_BR
dc.titleO cotidiano em saúde-doença de crianças escolarespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorMaffesolli, Michel-
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho, cujo ponto de partida são as inquietações da pesquisadora no que se refere a educação e a saúde, é o resultado de vivências e reflexões de ser no mundo com os outros. Consiste na busca de compreensão do significado do fenômeno saúde-doença a partir da vivência de crianças escolares no cotidiano. A trajetória proposta levou à interação da pesquisadora com nove crianças de uma creche de Belo Horizonte, a qual deu origem aos relatos escritos que possibilitaram o desvelamento do fenômeno. Nesse percurso, foi utilizada a sociologia compreensiva, tendo como referenciais Alfred Schütz e Michel Maffesoli. O percorrer do caminho em direção à compreensão do fenômeno foi estruturado em sete capítulos: o primeiro relata as dúvidas, as inquietações e os caminhos percorridos pela pesquisadora e a articulação desse caminhar com a proposta de investigação; no segundo capítulo, são apresentadas as idéias que fundamental a reconstrução da trajetória que levou à compreensão do fenômeno; o capítulo terceiro consiste no relato da interação da pesquisadora com as nove crianças do estudo; os capítulos cinco e seis compõem-se da análise compreensiva realizada. Inicialmente, é focalizado o fenômeno-doença; a partir daí, são analisadas as formas de interação das crianças; o último capítulo busca uma síntese das reflexões realizadas e a reabertura de outros caminhos.pt_BR
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