Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Mariza Angélica Paiva-
dc.contributor.authorFalcão, Maria Dayanne Sampaio-
dc.contributor.authorSantos, José Elderson de Souza-
dc.date.accessioned2018-06-06T13:37:38Z-
dc.date.available2018-06-06T13:37:38Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBRITO, Mariza Angélica Paiva; FALCÃO, Maria Dayanne Sampaio; SANTOS, José Elderson de Souza. Apelo a um exterior: as alusões como estratégias argumentativas. Revista de Letras, Fortaleza, v. 2, n. 36, p. 23-35, jul./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2358-4793 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32625-
dc.description.abstractIn this paper, we face allusion as a shown heterogeneity that, although not signalized by typographic marks, presents other types of marks that can point out or to statements of a specific source text, or to aspects of a work that belongs to the public domain, or yet to a widely reported theme in the media, in accordance with Cavalcante and Brito (2011) and Faria (2014). Our basic hypothesis is that the allusions are persuasive strategies. Here we ponder about the marks of persuasion the allusions can perform in a text, assuming the hypothesis that they are argumentative strategies, therefore intentionally used, with well defined objectives. Promoting a complex modification of significance, the allusions point out directly to the emergence of an exteriority of the text and, for this reason, they mark an undertaken risk that works as an absence, creating in the phrase the appeal for an exterior. We analyzed, in posts from diverse genres disseminated in the social network Facebook and Instagram, the allusions as a persuasive strategy. For this study, the theories summoned were the Enunciative Heterogeneities, by Authier-Revuz (1990, 2004, 2007); the New Rhetoric, by Perelman-Tyteca (2005) and the Argumentation Theory in the Discourse by Amossy (2017). Authier Revuz considers as allusive intertextuality only the occurrences in which there are clear indications of a text in another text, positioning that we do not entirely accept.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeterogeneidade enunciativapt_BR
dc.subjectAlusãopt_BR
dc.subjectEstratégias argumentativaspt_BR
dc.subjectEnuciative heterogeneitiespt_BR
dc.titleApelo a um exterior: as alusões como estratégias argumentativaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, encaramos a alusão como uma heterogeneidade mostrada que, embora não seja assinalada por marcas tipográficas, apresenta outros tipos de marcação que podem apontar ou para trechos de um texto-fonte específico, ou para aspectos de uma obra que são de domínio público, ou ainda para uma temática amplamente noticiada na mídia, conforme Cavalcante e Brito (2011) e Faria (2014). Nossa hipótese básica é que as alusões são estratégias persuasivas. Refletimos aqui sobre as marcas de persuasão que as alusões podem desempenhar no texto, partindo da hipótese de que são estratégias argumentativas, portanto usadas de modo proposital, com objetivos bem definidos. Promovendo uma modificação complexa da significação, as alusões apontam diretamente para o surgimento de uma exterioridade no fio do texto e, por isso, assinalam um risco assumido que funciona como uma falta, criando no dizer o apelo a um exterior. Analisamos, em postagens de gêneros diversos veiculados na rede social Facebook e Instagram, as alusões como uma estratégia persuasiva. Para este estudo, as teorias convocadas foram as Heterogeneidades Enunciativas, de Authier-Revuz (1990, 2004, 2007); a Nova Retórica, de Perelman-Tyteca (2005) e a Teoria da Argumentação no Discurso de Amossy (2017). Authier Revuz considera como intertextualidade alusiva apenas as ocorrências em que há claras indicações de um texto em outro texto, posição que não aceitamos inteiramente.pt_BR
dc.title.enThe appeal to an exterior: allusions as argumentative strategiespt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_mapbritomdsfalcao.pdf602,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.