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dc.contributor.advisorCallado, Marcelo de Castro-
dc.contributor.authorBorba, Romênia Virgínia Pimentel-
dc.date.accessioned2018-06-04T20:16:48Z-
dc.date.available2018-06-04T20:16:48Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBORBA, Romênia Virgínia Pimentel. O impacto da educação nos rendimentos do trabalhador e diferenciais de rendimentos entre homens e mulheres no Brasil: uma análise para o período de 2009. 2013.. 42 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32555-
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the impact of education on earnings Brazilian worker. This analysis highlighted the importance of the development of education over time to the performance of the worker in the labor market. We used the database of PNAD for 2009 and additionally, we used the method of Heckman (1974), because it enables, by means of a sample selection model (Probit), the correction of selection bias wage information. The results showed that the return to schooling in Brazil is positive, which indicates that education brings positive returns salary. Moreover, parents' educational level has a positive influence on labor income. Other variables specified in the models were relevant, such as gender, race and region. The pay gap between Brazilian regions, as well as wage differentials between men and women suggest the need for studies on the subject since these issues can have important implications on the actual magnitude of the returns to education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaláriospt_BR
dc.subjectMercado de Trabalho - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação do Trabalhadorpt_BR
dc.titleO impacto da educação nos rendimentos do trabalhador e diferenciais de rendimentos entre homens e mulheres no Brasil: uma análise para o período de 2009pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste estudo foi investigar o impacto da educação sobre os rendimentos trabalhador brasileiro. A importância desta aplicação justificou-se pelo crescente interesse em estudos relacionados ao capital humano como principal influência no desenvolvimento dos países. Para tal, utilizou-se a base de dados da PNAD para o ano 2009 e, adicionalmente, utilizou-se o método de Heckman (1974), pois ele possibilita, por meio de um modelo de seleção amostral (Probit), a correção do viés de seleção das informações dos salários. Os resultados evidenciaram que o retorno da escolaridade no Brasil é positivo, o que sinaliza que a educação agrega retornos positivos ao salário. Além disso, o nível educacional dos pais exerce influência positiva sobre o rendimento do trabalho. Outras variáveis especificadas nos modelos mostraram-se relevantes, como sexo, raça e região. As disparidades salariais entre as regiões brasileiras, bem como os diferenciais de salários entre homens e mulheres sugerem a necessidade de estudos acerca do tema uma vez que estas questões podem ter implicações importantes sobre a magnitude efetiva dos retornos para educação.pt_BR
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