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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Sérgio Aquino de-
dc.contributor.authorSampaio, Joel Garcia-
dc.date.accessioned2018-06-04T20:02:26Z-
dc.date.available2018-06-04T20:02:26Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Joel Garcia. Análise do poder de mercado no setor de TV por assinatura: fusão Net/Embratel. 2013. 43 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32543-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the merger of Embratel and NET and the evolution of the market power in the pay TV sector. We used data from the market in the years 2009 to 2011, taken from the Anatel’s site. Analyzes were performed of market power that major companies in this sector have. For this we used the HHI to measure the market share of the sector. The methodology used was the system PCAIDS (Proportionality - Calibrated Almost Ideal Demand System), which shows the results of the post-merger balance that was used by Epstein and Rubinfeld (2002), which shows how behaves the merger between companies in an oligopoly. The model PCAIDS has an advantage over other methodologies, in other words it requires fewer parameters to be estimated. The simulation results showed large increases in the prices of services. Therefore, the expectations arising from this merger involving excessive increases in the services and the decrease consumer welfare.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTelevisão por assinaturapt_BR
dc.subjectEmpresas - Fusão e incorporaçãopt_BR
dc.titleAnálise do poder de mercado no setor de TV por assinatura: fusão Net/Embratelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo analisar a fusão das empresas EMBRATEL e NET e a evolução do poder de mercado no setor de TV por assinatura. Utilizaram-se dados do mercado nos anos de 2009 a 2011, extraídos do site da Anatel. Foram feitas análises do poder de mercado que as principais empresas desse setor possuem. Para isso foi utilizado o HHI, para medir o market share do setor. A metodologia utilizada foi o sistema PCAIDS (Proportionality - Calibrated Almost Ideal Demand System), onde mostra os resultados do equilíbrio pós- fusão que foi utilizado por Epstein e Rubinfeld (2002), que mostra como se comporta a fusão entre empresas em um oligopólio. O modelo PCAIDS possui uma vantagem em relação às outras metodologias, ou seja, exige menos parâmetros para ser estimado. Os resultados da simulação demonstraram grandes aumentos nos preços dos serviços. Assim sendo, as expectativas advindas dessa fusão implicam em aumentos excessivos dos serviços e diminuição do bem-estar do consumidor.pt_BR
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