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dc.contributor.authorGussi, Alcides Fernando-
dc.date.accessioned2018-06-04T15:22:20Z-
dc.date.available2018-06-04T15:22:20Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationGUSSI, Alcides Fernando. Reflexões sobre os usos de narrativas biográficas e suas implicações epistemológicas entre a Antropologia e a Educação. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 26, 2008. Porto seguro. Anais... Porto Seguro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32507-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNarrativas biográficaspt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleReflexões sobre os usos de narrativas biográficas e suas implicações epistemológicas entre a Antropologia e a Educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como intuito refletir sobre as possibilidades epistemológicas dos usos de narrativas biográficas em pesquisas que buscam as interfaces entre a antropologia e a educação. Inicialmente, trata-se de discutir, à luz de diferentes abordagens sobre a dimensão biográfica, acerca das narrativas como reveladoras de contextos sócio-históricos em que elas se inserem, como processos de constituição dos sujeitos, bem como o resultado do encontro entre o biografado e o pesquisador. Partindo dessa discussão, toma-se como foco analítico a noção de experiência - ou seja, o de que uma vida narrada constitui um entrelaçamento de experiências dos sujeitos no tempo e no espaço – e duas implicações epistemológicas quanto à problematização dessa noção: a primeira, a de que a experiência, vivida e narrada, constitui um processo de aprendizagem dos sujeitos; e a segunda, refere-se às relações entre experiência, aprendizagem e a intersubjetividade, fruto do envolvimento entre os sujeitos que narram e o pesquisador. Desse modo, busca-se aqui, ao se considerar a vida narrada como central para a construção do conhecimento, refletir quanto às possibilidades de compreender a experiência do Outro e aprender com ela, em um exercício que envolve simultaneamente as dimensões da alteridade e da aprendizagem, no entrecruzamento entre a antropologia e a educação.pt_BR
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