Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32501
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Passos, Carmensita Matos Braga | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T15:01:39Z | - |
dc.date.available | 2018-06-04T15:01:39Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | PASSOS, Carmensita Matos Braga. Contribuições do PIDIB para a formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16, 2012, Campinas. Anais... Campinas: Junqueira&Marin Editores, 2012. p. 2017-2029. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32501 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Professor reflexivo | pt_BR |
dc.title | Contribuições do PIDIB para a formação docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) à formação de professores para a Educação Básica. O PIBID é um programa de concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Diretoria de Educação Básica (CAPES/DEB). Neste texto apresentamos a experiência de uma instituição federal de ensino superior da região Nordeste. A pesquisa apoiou-se numa abordagem qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o grupo de discussão e a análise documental. O referencial teórico que fundamenta esta investigação aponta para três princípios considerados como eixos impulsionadores para a melhoria da qualidade dos cursos de formação de professores para a Educação Básica: a docência como uma profissão com identidade própria; a interação entre teoria e prática e; o professor como intelectual crítico e reflexivo. Os dados coletados atestam que o projeto tem trazido contribuições para a formação docente dentre as quais destacamos: estreitamento da relação teoria e prática, por meio da inserção do futuro professor no contexto escolar, possibilitando maior compreensão da profissão docente e dos saberes necessários ao seu exercício; aproximação universidade e escola básica; formação continuada para os professores das instituições envolvidas; valorização dos cursos de licenciatura e aumento da auto-estima e interesse dos estudantes de licenciatura em relação ao exercício da docência; integração entre as áreas; divulgação dos conhecimentos produzidos; realização de atividades artísticas, lúdicas, visitações, oficinas, utilização de metodologias e material didático diversificado contribuindo para melhoria da qualidade de ensino das instituições parceiras; fortalecimento da identidade docente e da capacidade de reflexão coletiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MAPP - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_cmbpassos.pdf | 279,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.