Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPassos, Carmensita Matos Braga-
dc.date.accessioned2018-06-04T15:01:39Z-
dc.date.available2018-06-04T15:01:39Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPASSOS, Carmensita Matos Braga. Contribuições do PIDIB para a formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16, 2012, Campinas. Anais... Campinas: Junqueira&Marin Editores, 2012. p. 2017-2029.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32501-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.titleContribuições do PIDIB para a formação docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) à formação de professores para a Educação Básica. O PIBID é um programa de concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Diretoria de Educação Básica (CAPES/DEB). Neste texto apresentamos a experiência de uma instituição federal de ensino superior da região Nordeste. A pesquisa apoiou-se numa abordagem qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o grupo de discussão e a análise documental. O referencial teórico que fundamenta esta investigação aponta para três princípios considerados como eixos impulsionadores para a melhoria da qualidade dos cursos de formação de professores para a Educação Básica: a docência como uma profissão com identidade própria; a interação entre teoria e prática e; o professor como intelectual crítico e reflexivo. Os dados coletados atestam que o projeto tem trazido contribuições para a formação docente dentre as quais destacamos: estreitamento da relação teoria e prática, por meio da inserção do futuro professor no contexto escolar, possibilitando maior compreensão da profissão docente e dos saberes necessários ao seu exercício; aproximação universidade e escola básica; formação continuada para os professores das instituições envolvidas; valorização dos cursos de licenciatura e aumento da auto-estima e interesse dos estudantes de licenciatura em relação ao exercício da docência; integração entre as áreas; divulgação dos conhecimentos produzidos; realização de atividades artísticas, lúdicas, visitações, oficinas, utilização de metodologias e material didático diversificado contribuindo para melhoria da qualidade de ensino das instituições parceiras; fortalecimento da identidade docente e da capacidade de reflexão coletiva.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_cmbpassos.pdf279,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.