Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Márcia de Azevedo-
dc.contributor.authorSchrader, Erwin-
dc.date.accessioned2018-05-25T14:00:34Z-
dc.date.available2018-05-25T14:00:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLOPES, M. A. ;SCHRADER, E. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32283-
dc.descriptionLOPES, Márcia Azevedo; SCHRADER, Erwin. A interdisciplinaridade entre música e dança no processo de formação do coral da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade entre música e dança no processo de formação do coral da UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs pesquisas em arte desenvolvidas no Coral da Universidade do Ceará tem sido bastante enriquecedoras no que se refere, a reflexão sobre os processos de formação e criação onde são trabalhados corpo e voz. O presente trabalho tem como objetivo investigar esses processos formativos relacionando música e dança. Nos interessa trabalhar de forma interdisciplinar as linguagens da música e da dança, trazendo as sonoridades como elemento de sensibilização e de reconhecimento do corpo, reinventando nosso fazer artístico dentro do ensino/aprendizagem em arte. Os exercícios para experimentação e composição são criados a partir de temas. Esses temas são sugeridos a partir do repertório musical de determinada pesquisa para um processo criativo. Podemos buscar referencias, por exemplo, nas expressões dos brincantes da cultura popular que envolvem canto e dança. A partir desse estimulo os integrantes do coro são capazes de se perceberem e criarem o próprio gesto expressivo por meio das vivências em grupo. Segundo Piaget, os processos de aprendizagem se dão no momento em que a pessoa se encontra em uma situação problema. Essa situação irá fazer com que esta pessoa crie meios para resolver tal situação questionando e relacionando o que lhe foi colocado. Esse ambiente de formação contribui efetivamente para o desenvolvimento e experimentação de estratégias de abordagem no ensino de dança na relação com os conteúdos da linguagem musical.pt_BR
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_malopes.pdf47,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.