Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Márcia de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Schrader, Erwin | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-25T14:00:34Z | - |
dc.date.available | 2018-05-25T14:00:34Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, M. A. ;SCHRADER, E. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32283 | - |
dc.description | LOPES, Márcia Azevedo; SCHRADER, Erwin. A interdisciplinaridade entre música e dança no processo de formação do coral da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.title | A interdisciplinaridade entre música e dança no processo de formação do coral da UFC | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As pesquisas em arte desenvolvidas no Coral da Universidade do Ceará tem sido bastante enriquecedoras no que se refere, a reflexão sobre os processos de formação e criação onde são trabalhados corpo e voz. O presente trabalho tem como objetivo investigar esses processos formativos relacionando música e dança. Nos interessa trabalhar de forma interdisciplinar as linguagens da música e da dança, trazendo as sonoridades como elemento de sensibilização e de reconhecimento do corpo, reinventando nosso fazer artístico dentro do ensino/aprendizagem em arte. Os exercícios para experimentação e composição são criados a partir de temas. Esses temas são sugeridos a partir do repertório musical de determinada pesquisa para um processo criativo. Podemos buscar referencias, por exemplo, nas expressões dos brincantes da cultura popular que envolvem canto e dança. A partir desse estimulo os integrantes do coro são capazes de se perceberem e criarem o próprio gesto expressivo por meio das vivências em grupo. Segundo Piaget, os processos de aprendizagem se dão no momento em que a pessoa se encontra em uma situação problema. Essa situação irá fazer com que esta pessoa crie meios para resolver tal situação questionando e relacionando o que lhe foi colocado. Esse ambiente de formação contribui efetivamente para o desenvolvimento e experimentação de estratégias de abordagem no ensino de dança na relação com os conteúdos da linguagem musical. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_malopes.pdf | 47,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.