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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Maria de Fátima Oliveira-
dc.contributor.authorSousa, Jéssika Santos-
dc.date.accessioned2018-05-23T12:46:11Z-
dc.date.available2018-05-23T12:46:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSousa, J. S.; Costa, M. F. O. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32175-
dc.descriptionSOUSA, Jéssika Santos. Inclusão de alunos com deficiência intelectual em bibliotecas escolares: perspectivas e desafios das bibliotecas escolares no município de Eusébio - CE. 2017. 52f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractIntroduce the perspectives and challenges on the inclusion of students with Intellectual Disability in the public-school libraries of the city of Eusebio, in the state of Ceará. The objective is to identify and analyze a situation of inclusion of the intellectual disabled in public school libraries in the related city, with specific objectives: a) To verify the school inclusion of students with intellectual disabilities; b) Diagnose the profile of the public school libraries that receive students with intellectual disabilities, in the city of Eusebio; C) Identify the difficulties encountered in the inclusion of this public in the school library; D) Analyze a situation of disabled students in these school libraries. It seeks to answer the following questions: a) how does the inclusion of students with intellectual disabilities in the public-school library? b) Is a school library prepared to serve these students? At the theoretical level, it is based on the authors Coneglian, Costa, Marcolino, Rossato, Ló and in legislative documents, scientific articles in the area of Education, Information Science, Medicine and books in the area of Librarianship and scientific research. The field of empirical research as schools of the region headquarters of the city of Eusebio. In the data collection a questionnaire was chosen with ten questions, some of them open, others closed and mixed, and school visits. The work resulted in how schools were supportive with the purpose and purpose of the research. Please consider meeting the demands of users.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectBiblioteca inclusivapt_BR
dc.subjectIntellectual disabilitypt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectInclusive librarypt_BR
dc.titleInclusão de alunos com deficiência intelectual em bibliotecas escolares: perspectivas e desafios das bibliotecas escolares no município de Eusébio - CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrApresenta as perspectivas e desafios acerca da inclusão de alunos com Deficiência Intelectual nas bibliotecas das escolas públicas do município de Eusébio do estado do Ceará. O objetivo geral é identificar e analisar a situação da inclusão do deficiente intelectual nas bibliotecas de escola pública no referido município, tendo como objetivos específicos: a) Verificar a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual; b) Diagnosticar o perfil das bibliotecas de escola pública que recebem alunos com deficiência intelectual no município de Eusébio; c) Identificar as dificuldades encontradas na inclusão desse público na biblioteca escolar; d) Analisar a situação dos alunos deficientes nessas bibliotecas escolares. Busca responder os seguintes questionamentos: a) como acontece a inclusão de alunos com deficiência intelectual na biblioteca de escola pública?; b) a biblioteca escolar está preparada para o atendimento a estes alunos? No plano teórico baseia-se nos autores Coneglian, Costa, Marcolino, Rossato, Ló e em documentos legislativos, artigos científicos na área da Educação, Ciência da Informação, Medicina e livros na área da Biblioteconomia e pesquisa científica. O campo de pesquisa empírica foram as escolas da região sede do município de Eusébio. Na coleta de dados optou-se por questionário com dez perguntas, sendo algumas delas abertas, outras fechadas e mistas, e visita nas escolas. O trabalho resultou que as escolas foram favoráveis com o propósito e objetivo da pesquisa. Portanto, consideram relevante ao atendimento de demandas desses usuários.pt_BR
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