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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31916
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Moreira, Joel Silva | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Marcos Orlando | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T16:54:16Z | - |
dc.date.available | 2018-05-15T16:54:16Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, M. O. Evasão no ensino de Física a distância: turma 2007.2 polo Russas. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31916 | - |
dc.description.abstract | The education to distance in Brazil has began a few before 1900 through courses by correspondences, radio and television, coming until nowadays, cos at the beginning the offered courses were addressed to people who aspire to engage for an employ, especially in the trade and in the sector of services. Even with difficulties and happened delays in the country the system still not lost its essence which is graduate young people in courses to distance searching for quality of teaching. In the last years, researches about evasion in the in the education to distance in the Brazilian context reveal fundamentals in recognition of the causes and in the searching for strategies that help the student to conclude the studies. Some of the greatest virtues we find in the EAD teaching are the liberties and flexibilities for students on the choice of local and time to study, but these virtues might become a problem if the student has’n t self-discipline and does not understand his parcel o responsibility with the system adopted by him , staying still imprisoned in the classroom education systems. The degree course in Physics in semi attendance, in the form to distance at the Universidad do Ceará (UFC) at the polo of Russas-CE, has began the first class in 2007, at the beginning with 30 students enrolled and throughout the course started up to realize the evasion and finishing the course with three students still remain to retrieve some subjects to reach their graduation and twenty two was the evaded number. There is many results of survey about the dropout rate in the classroom courses, nevertheless, still are few the studies that investigate the roots of causes of this phenomenon in the courses in the form of distance course. In the intention of analyzing the causes of invasion in the degree course in Physics class of 2007.2, in the form of distance course was necessary the elaboration of a questionnaire with one opened question and ten closed and given personally to the ex-students who enrolled in this class. This is a final labor of graduation which has as a target investigate the causes of the high dropout rate in the EAD and possible alternatives to help decrease this problem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.title | Evasão no ensino de Física à distância: turma 2007.2 polo Russas-CE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação à distância no Brasil teve início um pouco antes de 1900 através de cursos por correspondências, rádio e televisão, chegando até os dias atuais, pois no início os cursos ofertados eram voltados para pessoas que pretendiam engajar-se em um emprego, especialmente no comércio e no setor de serviços. Mesmo com as dificuldades e atrasos acontecidos no país, o sistema ainda não perdeu sua essência que é formar jovens em cursos à distância buscando a qualidade do ensino. Nos últimos anos, as pesquisas acerca da evasão na educação à distância no contexto brasileiro revelam-se fundamentais no reconhecimento das causas e na busca por estratégias que auxiliem o aluno a concluir os estudos. Algumas das maiores virtudes a se encontrar no ensino em EAD são as liberdades e flexibilidades por parte do aluno na escolha do local e horário para estudar, mas essas virtudes podem transformar-se num problema se o aluno não possuir a autodisciplina, e não entender sua parcela de responsabilidade com o sistema por ele adotado, ainda estando preso aos sistemas da educação presencial. O curso Licenciatura em Física no regime semipresencial, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Ceará (UFC) no polo de Russas-CE, teve início de sua primeira turma em 2007, iniciando com 30 alunos matriculados e ao longo do curso começou a perceber a evasão e finalizando o curso com três concludentes. E atualmente destes alunos pelo menos cinco alunos ainda permanecem a recuperar algumas disciplinas para alcançar a sua formação e vinte dois foi o número evadido. Existem muitos resultados de pesquisa sobre os índices de evasão nos cursos presenciais, entretanto, ainda são poucos os estudos que investigam as raízes das causas desse fenômeno nos cursos na modalidade a distância. Na intensão de analisar as causas da evasão no curso de Licenciatura em Física turma 2007.2, modalidade a distância foi necessário a elaboração de um questionário com uma pergunta aberta e dez fechadas e entregue pessoalmente aos ex-alunos que ingressaram nesta turma. Este é um trabalho final de graduação que tem por objetivo investigar as causas do alto índice de evasão na EAD e possíveis alternativas para auxiliar a diminuir esse problema. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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