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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Sociedade, natureza e desenvolvimento: uma investigação sob a perspectiva dos alunos do PRODEMA
Título(s) alternativo(s): Sociedad, naturaleza y desarrollo: una investigación desde la perspectiva de los alumnos del PRODEMA
Título em inglês: Society, nature and development: an investigation from the perspective of PRODEMA students
Autor(es): Rabelo, Nosliana Nobre
Lima, Fátima Aurilane de Aguiar
Vasconcelos, Francisca Dalila Menezes
Faustino, Jennifer Cícera dos Santos
Casimiro Filho, Francisco
Palavras-chave: Sustentabilidade;Modelo de desenvolvimento;Preservação;Qualidade de vida;Formação acadêmica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Gaia Scientia
Citação: RABELO, Nosliana Nobre; LIMA, Fátima Aurilane de Aguiar; VASCONCELOS, Francisca Dalila Menezes; FAUSTINO, Jennifer Cícera dos Santos; CASIMIRO FILHO, Francisco. Sociedade, natureza e desenvolvimento: uma investigação sob a perspectiva dos alunos do PRODEMA. Revista Gaia Scientia, João Pessoa, v. 10, n. 3, p. 36-43, 2016.
Resumo: O desenvolvimento sustentável tornou-se a principal alternativa de crescimento socioeconômico da atualidade. A constatação de que o meio ambiente não será capaz de suportar os desequilíbrios ecológicos despertou o interesse dos pesquisadores universitários que são formadores de opinião, deres estudantis e mentores intelectuais a buscarem modelos sustentáveis, visando preservar e garantir a qualidade de vida dos alunos sem comprometer a disponibilidade dos recursos naturais futuros. Este artigo tem como objetivo fazer uma investigação relatando a visão dos alunos do Mestrado e do Doutorado da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente sobre a preservação ambiental na perspectiva social, ambiental e econômica, propondo alternativas que resultem nas melhorias e nos cuidados com os recursos ambientais. A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva, qualiquantitativa, bibliográfica e estudo de caso, sendo a coleta de dados realizada através da técnica de questionário. Este foi aplicado junto à comunidade acadêmica que se pretendeu investigar. Foram distribuídos 30 questionários, sendo que apenas 14 foram respondidos e entregues para análise. O trabalho permitiu identificar que a inserção da disciplina (que aborda aspectos da sustentabilidade) no programa de pós-graduação colabora para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos indivíduos, além de contribuir para o melhor desempenho diante das questões ambientais.
Abstract: Sustainable development has become the main alternative socioeconomic growth today. The realization that the environment will not be able to support the ecological imbalances sparked leaded to interest the university researchers who are trendsetters, mentors student leaders and intellectuals to seek sustainable models, in order to preserve and ensure the quality of life of students without compromising the future availability of natural resources. This article aims to make a research reporting students’ views of the Masters and Doctoral, Graduate Program in Development and Environment on environmental preservation, social, environmental and economic perspective, proposing alternatives that result in improvements in care and environmental resources. The research is characterized as exploratory, descriptive, quantitative, qualitative, literature and case study, with data collection conducted by questionnaire technique. This was applied in the academic community who were willing to investigate. 30 questionnaires were distributed, although 14 were completed and delivered for analysis. The study identified that the inclusion of the discipline (which addresses aspects of sustainability) in the graduate program contributes to the academic and professional development of individuals, besides contributing to the improved performance due to environmental issues.
Resumen: El desarrollo sostenible se ha convertido en el principal crecimiento socioeconómico alternativo. La realización que el ambiente no será capaz de soportar los desequilibrios ecológicos despertó el interés de los investigadores de la Universidad que son líderes de opinión, líderes estudiantiles y mentores intelectuales a buscar modelos sostenibles, para preservar y garantizar la calidad de vida de los estudiantes sin comprometer la disponibilidad de los recursos naturales. Este artículo pretende hacer una investigación informando la visión de los estudiantes de maestría y doctorados de la maestría en desarrollo y medio ambiente sobre preservación del medio ambiente desde una perspectiva social, ambiental y económica, proponiendo alternativas que resulten en mejoras en la atención y los recursos ambientales. La investigación se caracteriza como descriptivo estudio de caso exploratorio, cuantitativa y bibliográfica, recopilación de datos realizada a través de la técnica de cuestionario. Esto fue aplicado por la comunidad académica que desean investigar. 30 cuestionarios fueron distribuidos, sólo 14 de los cuales se respondió y entregó para su análisis. El trabajo ha identificado que la inserción de la disciplina (que se ocupa de aspectos de la sostenibilidad) en el programa graduado colabora para el desarrollo de los individuos académicos y profesionales, además de contribuir a mejorar el rendimiento ambiental.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31908
ISSN: 1981-1268
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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