Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima | - |
dc.contributor.author | Silva, Antonio Araújo da | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T21:38:32Z | - |
dc.date.available | 2018-05-14T21:38:32Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. A. Concepções espontâneas de alunos do 1º ano do ensino médio sobre as três leis do movimento de Newton, através de atividades experimentais com material alternativo. 2013.74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Camocim, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31896 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Leis de Newton | pt_BR |
dc.subject | Contextualização do conteúdo | pt_BR |
dc.title | Concepções espontâneas de alunos do 1º ano do ensino médio sobre as três leis do movimento de Newton, através de atividades experimentais com material alternativo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa investiga a construção e reestruturação científica baseada nas concepções espontâneas dos alunos, sobre as leis de movimento de Newton, através de atividades experimentais com materiais alternativos. Partindo da hipótese que um Ensino de Física que valorize o conhecimento adquirido em situações do dia-a-dia e a experimentação do fenômeno envolvido pode facilitar a compreensão de conceitos científicos básicos. Fundamentada nas teorias construtivistas e cognitivistas, em especial a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Foi aplicado inicialmente um questionário sociocultural e educacional para conhecer o processo de ensino de Física dos alunos e um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios a respeito dos fenômenos em questão. Foram realizadas atividades práticas com material alternativo, seguidas de discussão dos fenômenos envolvidos e por último foi aplicado um pós-teste com o objetivo de avaliar o aprendizado ocorrido. E por fim foram feitas a análise e discussão dos dados obtidos para se chegar às considerações a respeito do caso em questão, as quais foram expressas através da comparação dos resultados do pré-teste e do pós-teste. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_aasilva.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.