Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.contributor.authorSilva, Antonio Araújo da-
dc.date.accessioned2018-05-14T21:38:32Z-
dc.date.available2018-05-14T21:38:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, A. A. Concepções espontâneas de alunos do 1º ano do ensino médio sobre as três leis do movimento de Newton, através de atividades experimentais com material alternativo. 2013.74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Camocim, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31896-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.subjectContextualização do conteúdopt_BR
dc.titleConcepções espontâneas de alunos do 1º ano do ensino médio sobre as três leis do movimento de Newton, através de atividades experimentais com material alternativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa investiga a construção e reestruturação científica baseada nas concepções espontâneas dos alunos, sobre as leis de movimento de Newton, através de atividades experimentais com materiais alternativos. Partindo da hipótese que um Ensino de Física que valorize o conhecimento adquirido em situações do dia-a-dia e a experimentação do fenômeno envolvido pode facilitar a compreensão de conceitos científicos básicos. Fundamentada nas teorias construtivistas e cognitivistas, em especial a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Foi aplicado inicialmente um questionário sociocultural e educacional para conhecer o processo de ensino de Física dos alunos e um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios a respeito dos fenômenos em questão. Foram realizadas atividades práticas com material alternativo, seguidas de discussão dos fenômenos envolvidos e por último foi aplicado um pós-teste com o objetivo de avaliar o aprendizado ocorrido. E por fim foram feitas a análise e discussão dos dados obtidos para se chegar às considerações a respeito do caso em questão, as quais foram expressas através da comparação dos resultados do pré-teste e do pós-teste.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_aasilva.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.