Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31847
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paula, Ricardo Normando Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Bezerra, José Osvaldo Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T17:54:29Z | - |
dc.date.available | 2018-05-10T17:54:29Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, J. O. N. Investigação sobre o auxílio do software Modellus no estudo da cinemática. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física)-Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31847 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.subject | Motivação na educação | pt_BR |
dc.subject | Construcionismo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Software Modellus | pt_BR |
dc.title | Investigação sobre o auxílio do software Modellus no estudo da cinemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Apresenta uma investigação sobre uso de simulações em termos de motivação e auxílio na compreensão de enunciados de problemas de Física em relação a alunos da educação básica. Expõe as características e as bases de fundamentação teórica do Construcionismo e sua relação com o ensino mediado pelo computador. Demonstra as características da simulação, da modelagem, da programação. Descreve as características e propriedades do software de modelagem Modellus. Relata considerações obtidas das opiniões dos alunos a respeito do uso de simulação como ferramenta pedagógica. Realiza comparações entre as respostas de alunos estabelecidos em dois grupos, experimental e de controle, a questionários e trabalhos dirigidos. Tem como objetivos verificar as vantagens do uso de simulações no ensino de Física e a existência de um caráter motivacional das mesmas. Demonstra que o uso de uma simulação pode favorecer o aprendizado da interpretação de gráficos em Cinemática e a compreensão de problemas encontrados em livro-textos de Física. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_jonbezerra.pdf | 600,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.