Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima | - |
dc.contributor.author | Silva, Samuel Morais da | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-03T22:22:45Z | - |
dc.date.available | 2018-05-03T22:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, S. M. O uso do software Modellus para verificar a aprendizagem da Física: um estudo de caso na escola pública. 2013. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31699 | - |
dc.description.abstract | This study has as reason the teaching necessity in modify, adapt or even update the methods used in the teaching / learning process. So this research intends to verify and compare the learning process in Physics from two differnt groups of students who are taking the first grade in Liceu do Conjunto Ceará High School by using “Modellus” platform. In order to do it, three different tests were applied during the research development. The first test was a sounding investigation questionnaire with all students. Then, the second test consisted in a theorical test comparing the results between the groups of students who had classes with “Modellus” and the ones who didn't have classes using this platform. The third and last test consisted into the application of another questionnaire only with the groups of students who had classes with “Modellus” intending to check students agreement by using this tool during their classes. In the first test, each student development was analysed separately and at the same time, as one big group aiming to get a general overview about students' attitude in relation to Physics subject. This task made us assume that in general, students use to feel many difficulties in relation to learn the several contents of this subject. Most of these problems are related to the prejudice of teaching the subject itself or because students didn't learn enough in their previous grades. But, is was possible to observe that students consider Physics as something that is present in their daily lives, something interesting and funny. Comparing the results between the different groups we could check that in the second test, students who used “Modellus” solved correctly more questions than the other groups, so they got better grades. This fact make us affirm that this sofware can be a very good tool into the teaching / learning process. The final test revealed that only few students had had the chance to use computers to learn Physics before. We can also conclude that the use of this platform promoted motivation and interest which caused the necessity of using this software in other classes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Lançamento de projéteis | pt_BR |
dc.subject | Leis de Newton | pt_BR |
dc.subject | Informática educativa | pt_BR |
dc.subject | Modelagem computacional | pt_BR |
dc.title | O uso do software Modellus para verificar a aprendizagem da Física: um estudo de caso na escola pública | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Quando os meios utilizados no processo ensino aprendizagem não são suficientes para que os integrantes deste processo cheguem aos seus objetivos é necessário modificá-los, adaptá-los ou atualizá-los. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo, usando a plataforma de modelagem Modellus, verificar a aprendizagem de física por parte de alunos do 1º ano da Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará. Foram aplicadas três provas durante a realização da pesquisa: a primeira, como forma de sondagem das turmas a serem trabalhadas na pesquisa. A segunda foi uma prova teórica realizada com os alunos para comparação da turma que teve aula com o uso do Modellus com a que não teve. A terceira prova foi um questionário feito apenas com a turma que teve aula com o Modellus a fim de sondar a aceitação dos alunos ao uso desta ferramenta durante as aulas. No primeiro questionário foram analisadas, também, as duas turmas como se fosse uma única turma a fim de se obter uma estatística geral das atitudes dos alunos em relação à Física. Em geral, os alunos têm grandes dificuldades relacionadas à Física e elas ora estão ligadas ao preconceito de trabalhar com a disciplina, ora à defasagem de conhecimentos pertinentes à matéria trazida de séries anteriores. No entanto pode-se observar que os estudantes têm a Física como algo inerente ao cotidiano, interessante e divertido. Na comparação dos resultados da segunda prova entre as turmas, o maior número de questões respondidas corretamente veio da turma que usou o Modellus, o que permite afirmar ser este software um recurso potencializador do processo de ensino aprendizagem. Já no questionário final, vimos que são poucos os alunos que, antes da pesquisa, já haviam utilizado o computador para finalidades semelhantes ao uso do Modellus e mesmo esses demonstraram motivação, interesse e disponibilidade para usá-lo em aulas posteriores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_smsilva.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.